Notícia  /  12.07.2024

Banda da Armada evocou Jogos Olímpicos

O desporto e os Jogos Olímpicos foram os motivos inspiradores do concerto «Ondas Olímpicas», dado esta quinta-feira, 11 de julho, pela Banda da Armada, no Auditório Municipal do Seixal. Integrado no Programa Cultural Olímpico-2024, concebido pela Academia Olímpica de Portugal (AOP) para assinalar a realização dos Jogos Olímpicos de Paris, o concerto foi servido por um programa composto de peças com relação direta com os Jogos Olímpicos, tanto por terem sido utilizadas em momentos protocolares ou competitivos dos Jogos como por terem integrado a banda sonora de filmes de temática olímpica ou terem sido usadas em separadores televisivos.

Perante uma plateia quase repleta, a Banda da Armada recordou o tema do Oboé de Gabriel, do filme «A Missão», de Roland Joffé, convocando a memória dos vários momentos em que a composição foi interpretada em desempenhos competitivos da patinagem artística dos Jogos Olímpicos de Inverno. Ou a «Fanfarra Olímpica» composta por John Williams para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984. Ou ainda o tema «Chariots of Fire», do filme de 1981 com o mesmo título, exemplo mais conhecido de peça musical associada ao cinema sobre asptos históricos olímpicos.

O restante programa incluiu composições de Georges Bizet, Carl Orff e Leonard Bernstein, além da peça de abertura, «Esprit de Corps», de Robert Jager, do repertório militar.

Ainda antes que a banda avançasse para a despedida com a «Marcha dos Marinheiros», o presidente da AOP, Tiago Viegas, expressou o reconhecimento pela parceria estabelecida para o concerto, entregando placas de agradecimento ao maestro José Veloso e ao presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

VOLTAR

Partilhe