Notícia  /  18.06.2024

Alunos de quatro escolas recebem prémios de francofonia

Seis alunos de quatro escolas receberam esta quarta-feira, 12 de junho, os prémios referentes ao concurso «Que vois-tu sur le podium?», iniciativa desenvolvida em parceria entre a Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF) e a Academia Olímpica de Portugal (AOP).

Na cerimónia de entrega de prémios, realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, os galardões correspondentes ao Prémio do Público foram entregues a três alunos da Escola Secundária de Arouca: Miguel Machado, Cátia Soares e Diogo Cardoso. O Prémio do Júri foi para Leon Caheux (École du FLAM (Porto), Manuel Reimão (Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães) e Inês Cunha (Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença).

O concurso decorreu entre fevereiro e maio de 2024 e mobilizou a participação de alunos de dezenas de escolas de diferentes pontos do país, sob impulso e orientação dos respetivos professores de Francês. Uma apreciação global dos trabalhos permitiu descortinar a variedade de formas de tratamento da temática do desporto e do Olimpismo a partir da língua francesa, com recurso a diferentes técnicas e materiais na elaboração dos trabalhos (cartazes com base em desenhos e/ou fotos). 

A entrega de prémios foi oportunidade para os presentes tomarem conhecimento da mascote dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, através de um filme de apresentação da figura e que incluiu a reportagem breve sobre a apresentação pública das mascotes olímpica e paralímpica de 2024 (Phryges) e o processo de fabrico dos correspondentes bonecos de pelúcia.

A presidente da APPF, Christina Dechamps, fez uma apresentação sobre «Língua Francesa, Desporto e Olimpismo no ensino básico e secundário. Partilha de experiências», seguida da intervenção de Liliana Cardoso, do Colégio dos Salesianos do Porto, que apresentou o «Projet 2024 – Les Jeux Olympiques», desenvolvido na sua escola. O presidente da AOP, Tiago Viegas, deu a conhecer as atividades de contornos francófonos da Academia Olímpica de Portugal no Programa Cultural Olímpico-2024, criado para assinalar em Portugal a celebração dos Jogos Olímpicos de Paris e no âmbito do qual foi desenvolvido o concurso que naquele dia se concluía.

 No início da sessão, Pascal Sanchez, do Instituto Francês de Portugal, e Frédéric Davanture, da Alliance Française-Portugal, salientaram a importância deste tipo de projetos como forma de valorização do conhecimento da língua francesa e destacaram o significado da parceria entre as entidades envolvidas, esperando que a colaboração entre todos não se esgote no ano e no contexto dos Jogos de Paris.

VOLTAR

Partilhe