Notícia  /  14.05.2024

Lagoa e Portimão acolhem XV Jogos de Quelfes

A 15.ª edição dos Jogos de Quelfes inicia-se esta esta quarta-feira, 15 de maio, em Lagoa, com a realização do Desafio dos Deuses, celebração desportiva e cultural com caráter competitivo que reúne alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de nove concelhos do Algarve e da Andaluzia (Espanha). O programa compreende cinco desafios desportivos e três intelectuais e desenrola-se ao longo de todo o dia, com provas nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, futebol e râguebi (variante de «tag rugby»).

Em paralelo com a realização destas provas decorrem desafios culturais, que convocam os alunos participantes para demonstrarem os respetivos conhecimentos e capacidades sobre «A Odisseia d'Arraúl» (história mítica que fundamenta a existência dos Jogos de Quelfes), a temática olímpica e o cálculo mental.

O programa tem início às 9h45, com a cerimónia de abertura, durante a qual serão hasteadas e bandeiras e tocados os hinos da Grécia (país originário dos Jogos Olímpicos), de França (país de origem do fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin), de Portugal e Espanha (países anfitriões dos Jogos de Quelfes) e ainda o hino olímpico.

Mais do que tentar ganhar as provas desportivas do dia, os participantes serão convidados a pontuar nessas provas em função de critérios não apenas desportivos mas também culturais e éticos. Nesta perspetiva, cada equipa será receberá 20 pontos pela realização do elogio do adversário no início do encontro, 5 pontos por ter pelo menos um sucesso desportivo (1 golo, 1 ensaio de rêguebi, 1 certo no basquetebol etc.), 5 pontos se conseguir defender bem (sofrer poucos golos, ensaios ou cestos), 5 pontos por receber do árbitro a amostragem do cartão branco (valorização do espírito desportivo) e 20 pontos pelo corredor dos aplausos, no final de cada encontro. No caso do atletismo, a pontuação é de 5, 15 ou 30 pontos, consoante o nível das marcas pela tabela específica do torneio.

As atividades têm lugar no Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal) e no Pavilhão Desportivo Professor Manuel Ferraz.

Entre municípios portugueses e espanhóis, estão envolvidos nos Jogos de Quelfes escolas dos concelhos de Albufeira, Ayamonte, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira. As provas desportivas têm enquadramento técnico das associações regionais do Algarve de andebol, atletismo, basquetebol e futebol, além do Clube de Rugby da Universidade do Algarve.

No quadro do Desafio dos Deuses, a Academia Olímpica de Portugal institui o Troféu Turma Olímpica, galardoando a turma que ao longo do programa revele maior sintonia com os valores associados ao Olimpismo: Excelência, Amizade e Respeito.

Os XV Jogos de Quelfes terão um segundo momento, dia 21 de maio, em Portimão (Estádio dos Dois Irmãos), com a realização da Atlima, celebração não competitiva em que os participantes são convidados a experimentar as mesmas modalidades desportivas do Desafio dos Deuses e ainda golfe e «laser run» (parcela do pentatlo moderno – corrida e tiro com arma de laser).

VOLTAR

Partilhe