Notícia  /  27.11.2023

Academias de Portugal e França em webinar da APPF

Dar a conhecer a Academia Olímpica de Portugal (AOP) e o seu Programa Cultural Olímpico-2024 foi o objetivo da participação de Tiago Viegas, presidente da AOP, no webinar realizado esta quinta-feira, 23 de novembro, pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF) e dirigido a professores de Francês – Língua Estrangeira de escolas em Portugal.

A apresentação de Tiago Viegas percorreu a história das academias olímpicas, desde a manifestação de desejo da sua criação por Pierre de Coubertin até à criação e funcionamento da AOP, destacando os momentos mais significativos desse percurso e algumas das atividades desenvolvidas. A participação do presidente da AOP foi ainda ensejo para o reforço da divulgação e incentivo à participação no concurso «Que vois-tu sur le podium?» («O que vês no pódio?»), que decorrerá entre 29 de fevereiro e 20 de maio de 2024. O concurso é uma iniciativa da APPF, com a parceria da AOP, e pretende mobilizar os estudantes de Francês de qualquer nível de ensino (do básico ao superior) para a realização de trabalhos subordinados à temática dos valores olímpicos Excelência, Amizade e Respeito, abordada em língua francesa.

Barbara Petri-Uy, da Academia Nacional Olímpica Francesa (ANOF), interveio igualmente para assinalar a importância da colaboração recentemente formalizada entre a AOP e a ANOF com vista ao desenvolvimento de projetos comuns, a começar já com o Programa Cultural Olímpico-2024. A dirigente da academia francesa referiu ainda o papel da ANOF na promoção e no estudo do Olimpismo em França e manifestou a disponibilidade da sua instituição para colaborar em iniciativas levadas a cabo por escolas portuguesas.

Recentemente chegado a Portugal para assumir o cargo de adido para a cooperação linguística e educativa da Embaixada de França, Pascal Sanchez interveio na sessão para dar nota dos principais projetos em curso na sua área de intervenção e para declarar o apoio da embaixada aos projetos desenvolvidos nas escolas portuguesas em matéria de ensino e aprendizagem da língua de Montaigne.

O webinar foi conduzido pela presidente da APPF, Christina Dechamps, e contou com a participação de cerca de 50 professores de diferentes regiões do país. Para mais informações sobre os projetos que a APPF tem em curso, pode aceder-se à página da associação na Internet, aqui.

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