Notícia  /  10.11.2023

Academias europeias reunidas em Vílnius para 6.ª Assembleia Geral

As Academias Olímpicas Europeias (AOE) estão reunidas em Vílnius, na Lituânia, para a 6.ª Assembleia Geral da organização que congrega as academias olímpicas nacionais dos países europeus. A reunião magna tem lugar esta sexta-feira, 10 de novembro, com um programa que inclui a apresentação de quatro relatórios (atividades, contas, boa governação e auditoria), da proposta de alterações aos estatutos e ainda dos relatórios das comissões setoriais. A agenda da assembleia prevê ainda um ponto de admissão de novos membros, com a entrada das academias olímpicas de Andorra, Luxemburgo, Moldova e República da Irlanda.

A Assembleia Geral foi precedida da realização do congresso das AOE, no dia 9 e manhã de dia 10, com painéis subordinados aos temas «O Movimento Olímpico: entre a Autonomia e a Intervenção Pública» e «Parceiros das Academias Olímpicas Nacionais: colaboração para o desenvolvimento sustentável». O programa incluiu ainda a realização de quatro oficinas temáticas e uma mesa-redonda sobre «Construir em conjunto um desporto europeu seguro».

O encontro de Vílnius foi aberto quarta-feira, dia 8, com uma conferência sob o título «Paz, Guerra e Direitos Humanos: a responsabilidade do Movimento Olímpico», que contou com intervenções de Tomasz Frankowski, do Parlamento Europeu, Sylvia Schenk, do Conselho Consultivo do COI para os Direitos Humanos, Maria Bulatova, da Academia Olímpica da Ucrânia, Olga Kuvaldina, da Universidade de Klaipeda (Lituânia), e Olena Turos, do Instituto Mazeev, de Kiev (Ucrânia).

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) está representada pelo respetivo presidente, Tiago Viegas, que no primeiro dia, à margem dos trabalhos, assinou um protocolo de colaboração entre a AOP e a Academia Nacional Olímpica Francesa com vista ao desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação no domínio temático do Olimpismo.

Atualizado em 10/11/2023, às 11h21, com referência completa às academias admitidas.

VOLTAR

Partilhe