Notícia  /  26.09.2024

AOP e município de Almada colaboram no projeto da história oral

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) e o município de Almada celebraram protocolo de parceria com vista à implementação do projeto Memória Oral do Olimpismo Português (MOOP), instituído pela AOP. No âmbito do compromisso estabelecido, assinado em 26 de março, a AOP compromete-se a realizar um conjunto de entrevistas com personalidades de Almada ligadas ao Olimpismo, entre atletas olímpicos, treinadores, dirigentes e familiares de atletas.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Almada assume a comparticipação financeira do projeto e daexploração do acervo de entrevistas produzidas no âmbito do protocolo, visando a criação de produtos de extensão, como publicações monográficas, exposições, seminários ou materiais digitais para publicação nas redes sociais ou nos portais/páginas oficiais do município na Internet.

A cidade e o concelho de Almada contribuíram para as missões olímpicas portuguesas através de atletas aí nascidos ou que representaram clubes locais. O caso mais antigo de almadense a representar Portugal nos Jogos Olímpicos é o do esgrimista Jorge Paiva, nascido em Cacilhas a 13 de maio de 1887 e que participou nos Jogos de Antuérpia (1920), Paris (1924) e Amesterdão (1928). Na última destas participações, Jorge Paiva integrou a formação de esgrima que conquistou a medalha de bronze de espada por equipas.

Tal como sucedeu na maior parte dos casos de atletas originários de Almada, Jorge Paiva representava clubes de outras cidades no momento da participação nos Jogos Olímpicos, mas em dois casos foi mesmo de clubes almadenses que partiram atletas para os Jogos Olímpicos: em Atlanta-1996 participou Ana Francisco, nadadora da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP); quando dos Jogos de Atenas-2004, a judoca Telma Monteiro representava o Clube Construções Norte-Sul.

Prevê-se que, entre atletas, treinadores e dirigentes olímpicos relacionados com Almada, o projeto MOOP inclua entrevistas com 15 a 20 personalidades, nelas se incluindo também familiares de atletas ou descendentes de olímpicos mais antigos já desaparecidos.

VOLTAR

Partilhe