Notícia  /  12.08.2024
Morreu este domingo, 11 de agosto, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Presidente do COP desde 2013, José Manuel Constantino lutou durante anos contra doença grave, demonstrando insuperável resistência a enfrentar a adversidade e sentido de missão que permitiu levar a assunção dos deveres inerentes às suas funções até às últimas forças.
José Manuel Constantino iniciou a ligação ao Movimento Olímpico com a participação na 23.ª Sessão para Jovens da Academia Olímpica Internacional, em 1983, tendo em consequência sido um dos membros no primeiro momento da Academia Olímpica de Portugal, logo na sua fundação, em 1986. Viria mais tarde a integrar o Conselho Diretivo da AOP no mandato de 1997 a 2001, como suplente.
Em 2021, na cerimónia de despedida da Missão Olímpica de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se a José Manuel Constantino como representante «da fibra daquilo que há de melhor em Portugal e nos portugueses, firme no seu posto, atento ao futuro, corajoso na sua determinação».
Foi, de facto, firme no seu posto, atento, corajoso e determinado que José Manuel Constantino resistiu, no final de uma vida em que foi um dos grandes pensadores portugueses do desporto do último século. Deixou-nos aos 74 anos.