Notícia  /  22.05.2024

Documentos

Folha de sala

Recital lírico e de piano evoca Jogos Olímpicos de 1924

No ano em que Paris acolhe os Jogos da 33.ª Olimpíada, de 26 de Julho a 11 de Agosto, a Academia Olímpica de Portugal assinala a dupla efeméride do centenário de outra edição dos Jogos Olímpicos em Paris, a de 1924, e também o centenário da conquista da primeira medalha olímpica portuguesa, através da equipa de hipismo participante nesses Jogos de há cem anos. Estes momentos são evocados num concerto, dia 28 de Maio, pelas 19h00, na Biblioteca do Instituto Francês de Portugal, com o título «Harmonies du XXe Siècle. Tributo à Música Francesa Contemporânea», explorando a riqueza musical francesa do início do séc. XX, a partir de compositores que, de alguma forma, transportaram ou viram transportadas as suas criações para o universo olímpico.

Tendo por base ambiente cultural da capital francesa na época, o concerto terá um carácter intimista, pela voz da soprano Ana Filipa Leitão e pelo piano de António Luís Silva, que transportarão o público para a França modernista do início do século passado, através de peças de compositores franceses clássicos de renome – Gounod, Waldteufel, Fauré, Satie, Debussy ou Ambroise Thomas.

A seleção destes compositores teve por base não apenas a mestria composicional mas também a diversidade estilística que caracteriza a música francesa da época em questão, o primeiro quartel do século XX. As obras propostas traduzem uma fusão entre tradição e vanguarda, revelando um panorama musical de grande riqueza e criatividade.

A inserção ocasional de temas e motivos olímpicos e desportivos nas composições oferece uma dimensão adicional ao concerto, permitindo aos executantes explorar elementos sonoros que evocam os ideais olímpicos, como a competição leal, a busca da excelência e a celebração da diversidade cultural.

O concerto inscreve-se no Programa Cultural Olímpico-2024, criado pela Academia Olímpica de Portugal para assinalar a realização dos Jogos Olímpicos de Paris e permite fortalecer o reconhecimento da importância cultural do movimento olímpico, neste caso pela vertente musical.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Academia Olímpica de Portugal e o Instituto Francês de Portugal, com o apoio da Embaixada de França e da Antena 2, que transmite o concerto em direto.

O programa pode ser consultado no documento ao lado (Folha de sala).

Local: Instituto Francês de Portugal, Rua de Santos-o-Velho, 11, Lisboa

Data: 28 de maio de 2024

Hora: 19h00

VOLTAR

Partilhe