Notícia  /  14.05.2024

Sessão para diretores junta delegados de 70 países em Olímpia

A Academia Olímpica Internacional, em Olímpia (Grécia), acolhe, de 14 a 17 de maio, os 78 participantes, de 70 países, que participam na 17.ª Sessão Internacional para Delegados de Academias Olímpicas Nacionais e de Comités Olímpicos Nacionais. O encontro é subordinado ao tema geral «O atleta na sociedade», a que se junta o tema especial «Os atletas olímpicos contribuem para o desenvolvimento e a promoção do Olimpismo».

Para além da participação em grupos de discussão, os delegados têm oportunidade de acompanhar comunicações e debater sobre diferentes aspetos dos temas da sessão, sendo a conferência de abertura proferida pelo medalhado olímpico indiano Abhinav Bindra, membro da Comissão de Atletas do COI, que falará sobre «Os atletas enquanto embaixadores culturais e modelos que contribuem para moldar os valores e as normas da sociedade».

Nos restantes dias dos trabalhos serão feitas apresentações com os títulos «Reforçar o poder dos atletas no desporto» (Susan Brownell, EUA), «Jogos Olímpicos da Juventude de Gangwon – Os programas culturais e educativos para os atletas» (Hong Zhang, R.P. China), «Avaliação das iniciativas de educação olímpica» (Eleonora Guzzi e May Hui, COI), «Apoiar os atletas olímpicos ao longo de todo o percurso de vida» (Karen Dolphin, Irlanda), «Programa de educação para os valores olímpicos» (Frédérique Jamolli e Xenia Kourgouzova (COI), «Direitos e responsabilidades dos atletas, desafios e pressões» (Alexandre Miguel Mestre, Portugal) e, no encerramento, «Os atletas olímpicos podem dar vida aos valores olímpicos de forma ilimitada – estudo de caso» (Roisin McGettigan, Irlanda).

Os trabalhos de comunicações e debate encerram com uma mesa-redonda subordinada ao tema «O papel das academias olímpicas nacionais no Movimento Olímpico contemporâneo».

O programa da sessão teve em Atenas um momento prévio de receção dos delegados na sede do Comité Olímpico Helénico, dia 13, e inclui três momentos culturais de visita ao Teatro de Epidauro, ao recinto arqueológico de Olímpia e ao Museu de Olímpia.

Entre os participantes contam-se sete delegados de seis países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal), além do orador Alexandre Mestre, membro da Academia Olímpica de Portugal.

VOLTAR

Partilhe