Notícia  /  04.02.2024

Tiago Viegas apresentou Programa Cultural Olímpico no Congresso da APPF

O presidente da Academia Olímpica de Portugal (AOP), Tiago Viegas, apresentou esta sexta-feira, 2 de fevereiro, o Programa Cultural Olímpico-2024 (PCO-2024) aos participantes no 31.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF), que decorreu no Colégio Almada Negreiros (Universidade Nova de Lisboa).

Falando para uma plateia de professores de Francês Língua Estrangeira dos estabelecimentos de ensino de Portugal, Tiago Viegas destacou a importância da ação de Pierre de Coubertin para o restabelecimento moderno dos Jogos Olímpicos e para a criação das academias olímpicas. Descrito o processo de criação de uma academia olímpica em Portugal, o presidente da AOP passou à apresentação do PCO-2024, assinalando os objetivos, indicando as atividades programadas e identificando os parceiros envolvidos e os públicos destinatários.

Tiago Viegas deu ênfase à realização do concurso escolar «Que vois-tu sur le podium?», iniciativa integrada no PCO-2024 e implementada pela APPF, com a colaboração da AOP. Trata-se de um concurso destinado aos estudantes de Francês de todos os níveis de ensino, do I Ciclo ao Ensino Superior, visando a criação de um cartaz tematicamente centrado dos valores olímpicos de Excelência, Amizade e Respeito.

A relação de parceria entre a APPF e a AOP surge no contexto da realização dos Jogos da XXXIII Olimpíada, que terão lugar em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto do corrente ano.

VOLTAR

Partilhe