Notícia  /  03.02.2024

Ana Leite integra Comissão de Educação Olímpica das Academias Olímpicas Europeias

Ana Leite foi nomeada pela Comissão Executiva das Academias Olímpicas Europeias para a respetiva Comissão de Educação Olímpica. A integração da professora portuguesa nesta estrutura internacional surge na sequência de proposta apresentada pela Academia Olímpica de Portugal (AOP) e corresponde ao mandato de 2024 a 2028.

Professora de Educação Física na Escola Secundária de Pinhal Novo, Ana Leite é mestre em Gestão do Desporto desde 2013, após defesa de trabalho intitulado «Proposta Metodológica de Criação de um Observatório Municipal de Desporto, na Administração Pública Local». É membro da AOP desde 2022, integrando aí o grupo de trabalho «O desporto é um caminho», tendo também desenvolvido atividades no âmbito do Programa de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal.

É autora ou co-autora de artigos, capítulos e comunicações académicas e científicas baseadas na experiência profissional e no estudo desenvolvido sobre a relação do desporto com as autarquias locais. Em outubro de 2023 foi uma das palestrantes na 33.ª Sessão Anual da AOP, realizada em Leiria, apresentando uma comunicação sobre recursos digitais para educação olímpica.

Ana Leite integra, assim, uma comissão de que, no mandato anterior (2020-2024), fez parte outra portuguesa, Cláudia Santos, também membro da AOP.

Para o mandato que agora se inicia, a Comissão de Educação Olímpica é composta ainda por Eda Caushi (Albânia), Yarden Har Lev (Israel), Diellza Kelmendi (Bósnia e Herzegovina), Denise Panagopoulou (Grécia), Stefanie Pietsch (Alemanha), Liidia Radchenko (Ucrânia) e Simona Tabara Amanar (Roménia).

As AOE compreendem outras três comissões especializadas: Comissão de Comunicação, Comissão de Desenvolvimento e Cooperação e Comissão de Património Olímpico.

VOLTAR

Partilhe