Notícia  /  05.10.2023

Grupo AOP visita Atenas e Olímpia

Um grupo de membros da Academia Olímpica de Portugal está de visita à Grécia para conhecer alguns dos locais emblemáticos do Olimpismo no país que viu nascer os Jogos Olímpicos na antiguidade e nos tempos modernos. Num programa que se iniciou esta quarta-feira, 4 de outubro, e se estende até dia 8, o grupo  inicia a jornada com visitas em Atenas ao Museu Olímpico e ao Estádio Panatenaico.

O primeiro local foi inaugurado em 2021 para dar a conhecer a relação entre a Grécia e os Jogos Olímpicos, destacando a história e os valores do Olimpismo da antiguidade, o iimpulso de Pierre de Coubertin para a renovação moderna dos Jogos e os maiores feitos modernos dos atletas gregos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Já o Estádio Panatenaico é uma construção milenar que assenta sobre uma construção do século II onde decorriam as Panateneias, as grandes festividades em honra da deusa Atena. Soterrado com a passagem do tempo, foi redescoberto e reconstruído a partir de 1869, tendo servido de palco aos primeiros Jogos Olímpicos modernos. Foi ainda a meta das maratonas dos Jogos Atenas-2004, de cujo programa acolheu também as provas de tiro com arco. É igualmente o local onde chega a chama vinda de Olímpia e de onde parte para a cidade-sede de cada nova edição dos Jogos.

Nos dois dias finais do programa, o grupo estará em Olímpia para visitar três espaços. O primeiro será o recinto arqueológico do santuário onde durante mais de mil anos decorreram os Jogos Olímpicos da antiguidade. No Museu Arqueológico de Olímpia será possível ver a exposição dos achados das escavações levadas a cabo em Olímpia desde o século XIX até à atualidade.

Por fim, terá lugar a visita ao Museu de História dos Jogos Olímpicos, o primeiro museu arqueológico de Olímpia, inaugurado em 1888 para mostrar os objetos descobertos nas escavações levadas a cabo na década anterior.

Foto: Marina Guerra

VOLTAR

Partilhe