Notícia  /  31.05.2023

Tiago Viegas apresenta AOP à Academia Olímpica da Malásia

O presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, apresentou esta quarta-feira, 31 de Maio, a AOP aos participantes na 25.ª Sessão Anual da Academia Olímpica da Malásia (AOM).

Intervindo por videoconferência a convite de Nicholas Chan, diretor da AOM, Tiago Viegas destacou as principais atividades desenvolidas pela academia portuguesa, com realce para o projeto Memória Oral do Olimpismo Português, do qual enunciou os objetivos, o universo de entrevistados e o produto resultante do projeto, tendo ainda identificado destinatários, parceiros e fontes de financiamento.

Tiago Viegas caracterizou ainda o Programa Cultural Olímpico-2024 (desenvolvido pela AOP para assinalar a realização dos Jogos Olímpicos de Paris do próximo ano), a exposição itinerante das mascotes olímpicas e aquela que é a atividade regular mais antiga da AOP, a Sessão Anual, que em 2023 terá a 34.ª edição.

No plano das relações institucionais e de parceria, o presidente da AOP destacou a relação com as academias olímpicas dos países de língua portuguesa e a colaboração com a organização dos Jogos de Quelfes.

Na fase de debate com os participantes, as perguntas dirigidas ao presidente da AOP revelaram maior interesse e curiosidade pelas questões da relação com os países lusófonos e pela exposição das mascotes.

A 25.ª Sessão Anual da AOM decorre em Kuala Lumpur desde 28 de maio e termina a 3 de junho, envolvendo cerca de 40 participantes com idades compreendidas entre 25 e 35 anos.

VOLTAR

Partilhe