Notícia  /  18.04.2023

João Torrão e Simone Fragoso com AOP em sessão na Escola Profissional de Serpa

Desporto com valores, seja a montar ou a nadar

Os valores (olímpicos ou paralímpicos) são fundamentais para atingir o sucesso, no desporto como na vida. Esta poderia ser a conclusão resumida das intervenções do cavaleiro olímpico João Torrão e da nadadora paralímpica Simone Fragoso, os convidados da sessão sobre desporto organizada pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e levada a efeito esta terça-feira, 18 de abril.

Numa conversa moderada pelo presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, os dois atletas começaram por fazer uma breve súmula das respetivas carreiras desportivas, assinalando de seguida os momentos mais marcantes do ponto de vista técnico mas também emocional.

Participante nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, João Torrão referiu-se ao trabalho que desenvolveu com o Equador, o cavalo que conseguiu levar aos Jogos para competir na disciplina de ensino, após um trabalho de preparação de vários anos, facilitado pelas excelentes qualidades do animal. Um trabalho que acabou interrompido antes do tempo na sequência da morte do cavalo, menos de um ano depois dos Jogos, com todas as consequências técnicas e emocionais resultantes dessa trágica circunstância.

Simone Fragoso realçou a importância da participação nos Jogos Paralímpicos (Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016), ponto cimeiro das aspirações de qualquer atleta de desporto adaptado e que constituíram importante fator de motivação na sua vida desportiva. A partir do momento em que a natação deixou de lhe oferecer as mesmas expectativas de participação nos Jogos, tomou a decisão de prosseguir a carreira desportiva ligando-se a outras modalidades. Pratica agora lançamento do peso e para powerlifting (versão paralímpica do levantamento de pesos – não confundir com halterofilismo), modalidades em que espera participar nos Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.

Tanto João Torrão como Simone Fragoso sublinharam a importância dos valores éticos (olímpicos ou paralímpicos) como base para concretizar os objetivos estabelecidos na prática desportiva, salientando que sem eles não teriam conseguido ultrapassar os momentos de dificuldade e de derrota. É nesses momentos que, além de uma variada e competente equipa técnica (com todas as competências requeridas pela modalidade de cada um), é preciso contar com os princípios da excelência, da amizade e do respeito (valores associados ao Olimpismo) e da amizade, da coragem, da determinação, da excelência, da igualdade, da inspiração e do respeito (valores associados ao Paralimpismo) para que cada vitória seja um sucesso e cada derrota seja apenas um passo a caminho para a vitória seguinte.

A sessão contou com a participação de mais de cem alunos das seis turmas dos cursos de Produção Agropecuária e Gestão Equina, que intervieram com interesse e entusiasmo na conversa com os convidados, numa jornada escolar diferente do habitual mas certamente muito motivadora.

VOLTAR

Partilhe