Notícia  /  03.04.2023

Alberto Chaíça dá nome à Pista Municipal de Atletismo de Almada

A Pista Municipal de Atletismo de Almada passou dia 1 de abril a ostentar junto à entrada a placa com o nome do maratonista olímpico almadense Alberto Chaíça, que é agora também o nome daquele espaço desportivo da Sobreda. A cerimónia serviu igualmente para assinalar a reabertura do recinto após as obras de requalificação do piso sintético da pista, inaugurada em 1997.

Na ocasião, Inês de Medeiros, presidente da câmara de Almada, manifestou reconhecimento pelo valor do atleta, enaltecendo e agradecendo a sua dedicação ao concelho. E resumiu: «É com muito gosto que atribuímos a este equipamento, que é um equipamento de referência único aqui em Almada, o nome de Alberto Chaíça.»

Mostrando-se reconhecido pela homenagem do município, Alberto Chaíça considerou tratar-se de um dia importante, por marcar a sua assinatura na história de Almada, cidade que o viu nascer enquanto cidadão e atleta. Entre as pessoas que lembrou no momento, deixou uma palavra especial para o treinador, Américo Brito, e para a família, estendendo o agradecimento às coletividades do concelho e ao executivo municipal pela homenagem.

Alberto Chaíça notabilizou-se enquanto maratonista, tendo como pontos altos de carreira o quarto lugar nos mundiais de atletismo de Paris, em 2003, e o oitavo lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em 2000 tinha já recebido a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Almada.

Nascido em 1973 e fisioterapeuta de profissão, Alberto Chaíça é membro da Academia Olímpica de Portugal desde 2019, sendo um dos vinte atletas olímpicos a ter assumido essa condição.

VOLTAR

Partilhe