Notícia  /  25.03.2023

Associação lusófona de filosofia do desporto com apresentação na Universidade do Porto

A Reitoria da Universidade do Porto vai ser palco, dia 30 de março, do ato inaugural da Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa (AFDLP), entidade que pretende congregar investigadores e pensadores do desporto dos países de língua portuguesa.

Perante os membros fundadores, os amigos institucionais e os apoiantes da AFDLP será apresentada a Carta Inaugural da associação, um documento que estabelece a meta de «pensar o Desporto à luz de princípios éticos de partilha e difusão do conhecimento académico e prático». Pata tal fim enuncia a «solidariedade intergeracional» como forma de envolvimento, com alicerces «na honestidade intelectual, no rigor e na abertura, assim como na tolerância na procura pelo bem comum».

«E isso significará em última instância um serviço ao passado e ao futuro através de um presente conjunto no estudo do fenómeno desportivo, do movimento e do corpo. Já muito foi estudado neste âmbito e a nossa missão é fixar e estruturar o pensamento, tradição e inovação que certamente estaremos todos interessados em gerar», aponta ainda a Carta Inaugural.

A AFDLP tem em vista reunir pensadores de todos os países de língua portuguesa e todos os que queiram pensar o desporto em língua portuguesa, promovendo encontros e debates e editando trabalhos em língua portuguesa.

Os interessados em acompanhar a cerimónia e que não possam estar presentes no local terão a possibilidade de seguir a sessão através da transmissão via Youtube, acionando o endereço https://www.youtube.com/watch?v=H2UeA0mES5Q.

Para mais informações e contactos pode aceder-se à página oficial da associação na Internet, pelo endereço www.afdlp.org.

VOLTAR

Partilhe