Notícia  /  30.12.2022

Academia Olímpica apresentou projeto de história oral

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) apresentou, a 21 de dezembro, o projeto Memória Oral do Olimpismo Português (MOOP), numa sessão integrada na cerimónia comemorativa do seu 36.º aniversário. O projeto aponta para dois objetivos principais: a constituição de um acervo de entrevistas com atores olímpicos e a exploração dessas entrevistas em projetos de extensão visando a produção de conhecimento.

Intervindo na abertura da cerimónia, realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, presidente do COP, sublinhou «a importância das academias olímpicas no contexto da preservação da história do Movimento Olímpico», dada a necessidade de  «lutar contra o esquecimento nesta voragem do tempo em que vivemos intensamente os acontecimentos e esquecemos aqueles que nos levaram ao percurso em que nos encontramos». Conseiderou, por isso,  que o MOOP «é um contributo muito importante para a preservação dessa memória».

Tiago Viegas, presidente da AOP, afirmou que a história da Academia Olímpica assenta num «percurso que nem sempre foi fácil, nem sempre foi linear», mas onde avultam projetos e atividaes como as sessões anuais, o Concurso de Imprensa Regional, o concurso de ensaio sobre temática olímpica ou ainda a exposição itinerante das mascotes olímpicas, que já suscitou interesse no Brasil e em Espanha.

Sílvia Vermelho, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em representação do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, felicitou a AOP pelo aniversário e destacou o MOOP como um projeto «muito acarinhado» na esfera da administração pública, tendo ior isso mereceido o apoio do IPDJ.

Usando da palavra na qualidade de orador convidado, José Neves, professor e investigador na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentou a comunicação «O Desporto e os Historiadores», começando por dar nota de que, até há pouco tempo, o tema não era visto na academia como «objeto de estudo prestigiante», acrescentando que quem por ele se interessava era associado a um «gosto mais exótico, esotérico». No entanto, foi-se registando um crescente interesse pelo desporto, no âmbito da «cultura popular urbana».

Referindo-se especificamente à história oral, José Neves sublinhou que «tem sido uma sub-área das ciências sociais», à primeira vista entendida como fácil, mas que suscita grandes «desafios metodológicos».

O projeto MOOP vai abranger entrevistas não apenas a atletas olímpicos mas também a outros agentes integrantes das missões olímpicas portuguesas, como dirigentes, treinadores, técnicos, membros das equipas médicas. O universo de entrevistados vai incluir ainda jornalistas e dirigentes da administração pública desportiva.

Para os diferentes tipos de agentes haverá entrevistas de formatos também distintos, desde entrevistas de história de vida (mais longas) a depoimentos (mais breves), passando pelas entrevistas temáticas.

O resultado será publicado em domínio próprio do projeto na internet, onde cada entrevista terá associado material complementar, como fotografias, reprodução de documentos e imagens de objetos, além de ligações para outras informações on-line sobre o entrevistado.

Em paralelo serão desenvolvidos projetos de extensão do MOOP, também publicados no referido domínio – livros, artigos, filmes, conferências ou exposições.

Para desenvolvimento do projeto, a AOP conta com parceiros académicos, institucionais, associativos e operacionais, uns com vocação para apoio financeiro, outros voltados para apoio técnico.

A fase de instalação do projeto contou com o financiamento da Solidariedade Olímpica, entidade do universo do Comité Olímpico Internacional vocacionada para apoio a projetos de âmbito cultural implementados por comités e academias olímpicas nacionais.

Durante a componente específica de celebração do aniversário foram entregues os certificados aos membros da AOP admitidos em 2022 e foi assinalada a vitória de Marina Guerra, do jornal «Região de Leiria», na edição deste ano do Concurso de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra.

VOLTAR

Partilhe