Notícia  /  15.12.2022

Academia Olímpica de Portugal comemora 36 anos

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) assinala no dia 21 de dezembro o 36.º aniversário, numa cerimónia a realizar na sede do Comité Olímpico de Portugal, a partir das 17h00. Ao programa está associada a apresentação pública do projeto Memória Oral do Olimpismo Português (MOOP), implementado pela AOP com a colaboração de parceiros institucionais, académicos, associativos e operacionais.

Como orador convidado, José Neves apresentará uma comunicação sobre «O desporto e os historiadores», centrada na importância da história oral enquanto metodologia em que assenta o projeto MOOP.

José Neves é professor auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição em que preside o Instituto de História Contemporânea. Doutorado em História Moderna e Contemporânea, José Neves tem desenvolvido investigação também na área da história do desporto, tendo coordenado com Nuno Domingos a obra «Uma História do Desporto em Portugal», cujo primeiro volume foi publicado em 2011.

O programa da cerimónia inclui ainda os momentos de entrega pública do pin aos novos membros da AOP e do Prémio David Sequerra à jornalista Marina Guerra, vencedora do Concurso de Imprensa Regional AOP de 2022 pelo conjunto de peças de temática olímpica publicadas em 2021 no jornal «Região de Leiria».

A cerimónia esteve inicialmente marcada para 15 de dezembro, tendo sido reagendada devido aos problemas climatéricos que assolaram a área de Lisboa (e muitas outras regiões do país) nos dias precedentes dessa data.

Ao lado, programa da celebração.

VOLTAR

Partilhe