Notícia  /  12.12.2022

Comité Olímpico Espanhol homenageou Conrado Durántez

O Comité Olímpico Espanhol (COE) homenageou esta segunda-feira o fundador e ex-presidente da Real Academia Olímpica Espanhola (RAOE), Conrado Durántez, entregando-lhe a Ordem Olímpica, a distinção mais importante do COE. Personalidade destacada do Olimpismo em Espanha e no plano internacional, Conrado Durántez foi o fundador, em 1969, da RAOE, entidade de que foi presidente desde a sua criação até há poucos meses.

Intervindo na cerimónia, Alejandro Blanco, presidente do Comité Olímpico Espanhol, manifestou reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Conrado Durántez à frente da RAOE e valorizou o seu exemplo na promoção do Olimpismo e dos valores que lhe estão associados. «Temos agora o compromisso de valorizar o que aprendemos e continuar a procurar a excelência no Movimento Olímpico. Quando falamos de Olimpismo só podemos dizer que a fonte de onde bebemos foi e continua a ser Conrado Durántez», referiu.

O novo presidente da RAOE, Raúl Chapado, atleta olímpico e também presidente da Federação Espanhola de Atletismo, assinalou que, apesar de já ter competido com os melhores atletas do mundo, tem agora uma das tarefas mais difíceis da sua vida, ao substituir Conrado Durántez na presidência da RAOE. Dirigindo-se diretamente ao homanegeado, afirmou: «Nem temos a dimensão do teu trabalho. Ensinaste-nos a usar a linguagem olímpica de forma adequada e a mostrar o Movimento Olímpico para lá dos resultados desportivos. Cabe-nos agora proteger o património que nos deixas, cuidar dele sem comprometer o seu futuro e transmiti-lo às novas gerações».

Falando por último, Conrado Durántez revelou a emoção causada pela homenagem, que, no entanto, considera ser devida não a si próprio mas a toda a Real Academia Olímpica Espanhola, que classificou como uma orquestra que tocava em perfeição e na qual era apenas o maestro. «A Academia Olímpica é muito importante porque é a escola do Olimpismo, é a ferramenta de que os Comités Olímpicos Nacionais dispõem para disseminar os princípios olímpicos», garantiu. E agradeceu o apoio sempre prestado pelo COE ao longo de 53 anos de existência da Academia: «Sem a ajuda do COE, não teríamos conseguido fazer tudo o que fizemos, sobretudo desde a chegada de Alejandro Blanco, porque foi graças ao seu apoio que a Academia alcançou a solidez que atualmente a caracteriza.»

A cerimónia contou com a presença de muitos amigos e familiares do homenageado e ainda de presidentes de federações desportivas espanholas, de representantes de dezenas de Centros de Estudos Olímpicos do país vizinho e da Academia Olímpica de Portugal (AOP), através do presidente Tiago Viegas, que ofereceu a Conrado Durántez uma placa de reconhecimento. Igualmente entre os convidados que aceitaram o convite para a cerimónia realizada no Auditório Goyeneche, na sede do COE, encontrava-se Aníbal Justiniano, membro número 1 da AOP e amigo de longa data do homenageado, com quem partilhou numerosos momentos de formação e debate acerca do Olimpismo moderno e antigo.

Fotos: Comité Olímpico Espanhol e AOP

VOLTAR

Partilhe