Notícia  /  23.11.2022

Chamada para os Jogos assinala início da Atlantíada

Rumo aos XIV Jogos de Quelfes, a EB1 de Marim (Olhão) assinala, a partir das 9h30 de sexta-feira, 25 de novembro, o início de mais uma Atlantíada, com a habitual presença dos 12 Deuses do Olimpo. 

Além desta «intervenção divina», a cerimónia contará com o momento protocolar da cerimónia dos hinos, intervenção das entidades locais e um minitorneio de basquetebol, para o qual foram convidados dois estabelecimentos de ensino do mesmo concelho, a Escola da Cavalinha e o Colégio Bernardette Romeira.

 A Atlantíada é um projeto que se inspira na obra «A Odisseia d'Arraúl» para propor uma abordagem ao Olimpismo, realizada em contexto pedagógico, transfronteiriço e destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Tendo por base os documentos «O que é o Olimpismo?», «Joga com o Espírito Olímpico» e «Viver o Olimpismo na Sala de Aula», o plano investe na harmonização entre a promoção desta filosofia de vida e o programa curricular, com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, designadamente na gestão de sentimentos, na resolução de conflitos ou na valorização de avanços e progressos (próprios e alheios). Uma experiência que pode ser ampliada através de diversos recursos, disponibilizados gratuitamente on-line, como o  livro «Kelfi e os Jogos Olímpicos» (https://rb.gy/9mel5q).

No final de cada ano letivo, os Jogos de Quelfes proporcionam um momento de convívio privilegiado, que a partir de 2023 apresenta uma dupla dimensão.

Por um lado, «O Desafio dos Deuses» propõe às turmas uma gincana de oito provas (desportivas, culturais, ambientais e intelectuais), onde a capacidade de superação dos alunos constituirá a medida para a obtenção do título «Turma Olímpica», atribuído pela Academia Olímpica de Portugal.

Por outro, a «Atlima» oferece uma mostra diversificada ao nível da descoberta e experimentação de diferentes modalidades desportivas olímpicas, às quais se somam outras de cariz cultural e ambiental.

VOLTAR

Partilhe