Notícia  /  31.10.2022

O pentatlo moderno segundo João Paulo de Almeida na Sessão Anual da AOP

O presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, João Paulo de Almeida, vai dar a conhecer a sua modalidade durante a 33.ª Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal, apresentando uma comunicação na manhã de 6 de novembro, no Centro de Artes de Sines. Com o título «Pentatlo moderno – património olímpico, modalidade em risco», a comunicação servirá para suscitar a reflexão e o debate acerca da modalidade olímpica por excelência que é o pentatlo moderno, criada para recuperar para o Olimpismo moderno a memória do pentatlo que durante mais de mil anos fez parte do programa dos Jogos Olímpicos da antiguidade.

Foi devido a esta relação estreita e única entre uma modalidade desportiva e os Jogos Olímpicos que o pentatlo moderno foi escolhido como integrar o programa desta sessão anual, cujo tema central, «Olimpismo, património cultural», propõe analisar os Jogos Olímpicos e tudo o que deles deriva sob o ângulo da importância cultural de que se revestem. A origem, o desenvolvimento e a implantação (internaiconal e nacional) do pentatlo moderno serão tópicos de abordagem como enquadramento dos desafios que a modalidade enfrenta na atualidade, ameaçada de exclusão do programa dos mesmos Jogos Olímpicos que lhe deram a original razão de ser.

A 33.ª Sessão Anual da AOP decorre no Centro de Artes de Sines de 4 a 6 de novembro de 2022, com a cerimónia de abertura marcada para dia 4, a partir das 21h15. A abertura será o único momento da sessão aberto a qualquer interessado, estando o restante programa reservado a inscritos.

O programa completo da sessão pode ser consultado no ficheiro ao lado.

VOLTAR

Partilhe