Notícia  /  04.10.2022

Isabel Victor apresenta à AOP o Centro de Memória do Museu Sporting

A diretora do Museu Sporting, Isabel Victor, vai apresentar o Centro de Memória da instituição na 33.ª Sessão Anual da Academia Olímpica de Portugal, que terá lugar em Sines de 4 a 6 de novembro. A comunicação, com o título «Museu Sporting. Centro de Memórias», será apresentada na manhã de dia 5, integrando o painel temático «Memória do desporto como património», de que faz parte igualmente a comunicação de Katia Rubio sobre «A experiência da pesquisa ‘Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros'».

Isabel Victor dirige o Museu Sporting desde 2017, desenvolvendo um projeto que lhe permitiu ter sido galardoada em 2021 com a distinção de Museóloga do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia. O trabalho desenvolvido no museu do clube de Lisboa tem sido largamente elogiado, sendo apontado como exemplo de diálogo entre o património material e o imaterial.

A diretora do Museu Sporting iniciou a atividade profissional quando, após a licenciatura em Sociologia, integrou a equipa do Convento de Jesus, em Setúbal, nos anos 80, assumindo depois, durante vinte anos, a direção do Museu do Trabalho Michel Giacometti, também em Setúbal. Entretanto especializou-se em Museologia Social na Universidade Autónoma de Lisboa (1991) e, no plano profissional, veio a coordenar a Rede Portuguesa de Museus, na transição entre as duas primeiras décadas do novo século.

Isabel Victor é hoje uma das museólogas com maior experiência em Portugal, sendo com fundada expectativa que se aguarda a sua intervenção na sessão de Sines, num painel que se antevê de enorme qualidade.

A 33.ª Sessão Anual da AOP decorre no Centro de Artes de Sines de 4 a 6 de novembro de 2022. Os interessados podem inscrever-se, acedendo ao formulário digital disponível através da ligação https://bit.ly/3B9VyXb (copiar o endereço).

VOLTAR

Partilhe