Notícia  /  25.05.2022

Banda da SFUAP em concerto de temática olímpica

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) e a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) levam a efeito no dia 5 de junho, pelas 16 horas, o concerto «Os Jogos Olímpicos – Inspiração e Legado Cultural». O espetáculo terá lugar no Auditório Fernando Lopes-Graça (Fórum Romeu Correia), em Almada e o programa será interpretado pela Banda da SFUAP, sob direção do maestro Fernando Palacino.

Inspirado na importância cultural dos Jogos Olímpicos e no património de valores e de sonoridades que deles tem resultado, o alinhamento é composto por peças criadas por Leonard Bernstein, Vangelis, John Williams, Satoshi Yagisawa, entre outros.

Este concerto foi originalmente planeado para integrar o Programa Cultural Olímpico 2020-2021, iniciativa da AOP que assinalou a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e esteve previsto para ter lugar em diferentes datas dos dois anos de vigência desse programa. No entanto, acabou sucessivamente adiado devido aos picos de pandemia de covid-19, que se traduziu na impossibilidade de ensaios e em indisponibilidade de espaços. Ainda assim, não deixou de manter para a atual concretização o enquadramento temático japonês, que se manifesta na autoria de algumas obras por compositores nipónicos, como o já referido Yagisawa ou ainda Irotaka Izumi e Tohru Kanayama.

Para a interpretação de parte do programa, o concerto contará com a participação da soprano Ana Filipa Leitão e da pianista Mariya Trofymenko, como solistas.

O concerto é de entrada livre, mediante apresentação de bilhete a levantar na bilheteira do auditório, aberta de quarta a sexta, das 14h30 às 18h00, aos sábados das 15h00 às 18h00 e também uma hora antes de cada espetáculo ou sessão.

PROGRAMA
Memories of Friendship (Satoshi Yagisawa)
Chariots of Fire (Vangelis; arr. John Mortimer)
The Olympic Spirit (John Williams; arr. Jay Bocook)
Primavera (Satoshi Yagisawa)
African Symphony (Van McCoy; arr. Naohiro Iwai)
Omens of Love (Hirotaka Izumi; arr. Toshio Mashima)
West Side Story (Leonard Bernstein; arr. Naohiro Iwai)
Urban Beat (Tohru Kanayama)

VOLTAR

Partilhe