Notícia  /  12.04.2022

Alunos da Secundária de São Lourenço em atividade olímpica com escola eslovaca

Um grupo de alunos do 11.ºC da Escola Secundária São Lourenço, de Portalegre, participou dia 8 de Abril na primeira atividade concretizada com escolas portuguesas no Programa de Educação e Cultura Olímpica, desenvolvido no âmbito do XVI Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que terá lugar em Banská Bystrica, na Eslováquia. Este primeiro encontro traduziu-se numa reunião via Internet para apresentação dos alunos envolvidos, tanto os portugueses como os colegas eslovacos da escola parceira no projeto, o Conservatório Ján Levoslav Bella, de Banská Bystrica.

Com o apoio dos professores Hugo Parente e Jorge Vilhais, a participação da Escola São Lourenço mobiliza os alunos Carolina Alves, Daniela Argueles, Eduardo Galego, Gonçalo Robalo, Margarida Reis e Mariama Kamara. No primeiro encontro participaram, pelo escola eslovaca, seis alunos – Cyril, Sofia, Lenka, Diana, Matúš and Kateryna –, coordenados pela professora Zoja Bordácová. Na ocasião, os alunos das duas escolas deram-se a conhecer, tendo decidido criar uma página nas redes sociais para registarem as atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto.

A próxima atividade incidirá na informação sobre a geografia da região de cada uma das escolas, devendo os alunos portugueses e escolvacos preparar informação para apresentar na próxima reunião, que, tal como a primeira, terá lugar através da plataforma Skype. A temática desportiva e olímpica também constará das ações a concretizar até final do projeto.

O convite à Escola Secundária de São Lourenço para representar Portugal neste projeto integrado no programa cultural do FOJE de Verão de 2022 partiu de um apelo lançado pela Academia Olímpica Eslovaca ao qual a Academia Olímpica de Portugal deu sequência. Outras escolas europeias estão envolvidas no mesmo programa, tendo cada uma delas uma escola parceira da Eslováquia. Concluído o ciclo de atividades conjuntas com escolas de outros países, as escolas eslovacas envolvidas terão a responsabilidade de preparar uma exposição sobre os países participantes e que estará patente durante a realização do FOJE.

O Festival Olímpico da Juventude Europeia é um evento multidesportivo bienal realizado sob a égide dos Comités Olímpicos Europeus, tendo uma vertente de verão (desde 1991) e outra de inverno (desde 1993). O Programa de Educação e Cultura Olímpica de 2022 concretiza-se em atividades a desenvolver «on-line» até final de maio. O XVI FOJE de Verão decorrerá em Banská Bystrica, de 24 a 30 de julho.

Fotos autorizadas

VOLTAR

Partilhe