Notícia  /  09.07.2021

Academia Olímpica Checa expõe on-line bastidores de Tóquio-1964

É outra forma de ver os Jogos Olímpicos: a Academia Olímpica Checa criou uma exposição digital dedicada aos Jogos de Tóquio de 1964, centrada nos bastidores do evento, desde as viagens das comitivas até aos momentos de convívio na Aldeia Olímpica, passando pelos passeios pela cidade.

Integrada no plano de atividades da associação das Academias Olímpicas Europeias, a exposição adotou no âmbito internacional o título geral em inglês «Golden Memories. An Online Gallery on the Olympic Games in Tokyo 1964» e é servida por imagens disponibilizadas por dez academias olímpicas nacionais (incluindo a AOP), pela Academia Olímpica Internacional e pelo Museu Olímpico.

A exposição é publicada de forma gradual desde o final de junho, com a entrada em linha de uma nova secção em cada semana. A exposição está estruturada em onze secções, com os seguintes temas: Cerimónia de Acendimentro da Chama Olímpica; Vida Quotidiana no Japão; Chegadas e Partidas; Cerimónia de Abertura; Locais de Competição; Aldeia Olímpica; Treino; A Cidade de Tóquio; Atletas em Ação; O Adeus a Tóquio; e ainda uma secção extra.

Cada secção da exposição inclui um texto de enquadramento que ajuda a perceber a importância do tema tratado e das imagens publicadas. No caso de Portugal, as fotografias foram cedidas por quatro dos atletas que integraram a missão olímpica portuguesa aos Jogos de Tóquio de 1964: António Bessone Basto, Armando Aldegalega, Esbela da Fonseca e Vítor da Fonseca.

A galeria é de acesso livre, não requerendo qualquer registo prévio, está acessível através do endereço https://www.golden-memories.gallery/en/, sendo de fácil navegação e assentando num grafismo muito agradável.

VOLTAR

Partilhe