Notícia  /  07.07.2021

Biblioteca Nacional e AOP mostram Tóquio-1964

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 são o tema da mostra patente na Biblioteca Nacional, em Lisboa, a partir de 8 de julho, com o título «Tóquio-1964. Os primeiros Jogos Olímpicos na Ásia». Concebida em parceria entre a Academia Olímpica de Portugal e a Biblioteca Nacional de Portugal, a mostra é uma forma de assinalar a realização dos Jogos Tóquio-2020 evocando aqueles que foram os primeiros Jogos Olímpicos levados a efeito na capital japonesa e também na Ásia.

Utilizando peças e documentos emprestados por instituições públicas e privadas, por atletas olímpicos portugueses de 1964 e colecionadores, a mostra assinala a entrada do Japão para o Movimento Olímpico, a primeira atribuição da organização de Jogos Olímpicos a Tóquio, a realidade japonesa que rodeou os Jogos de 1964 e a participação portuguesa nessa edição dos Jogos Olímpicos.

A exposição inclui uma componente filatélica da coleção de Fernando Teixeira Martins, compreendendo peças alusivas aos Jogos não realizados de 1940 (inicialmente atribuídos a Tóquio) e aos Jogos Tóquio-1964 e Tóquio-2020. O circuito expositivo é servido ainda por documentos cedidos pelo Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal, pelo Comité Olímpico Internacional e pelo Museu das Comunicações, por recortes de imprensa das coleções da Biblioteca Nacional e por depoimentos e numerosas peças de atletas olímpicos portugueses de 1964: António Bessone Basto, Armando Aldegalega, Armando Marques, Esbela da Fonseca, Fernando Costa Matos e Vítor da Fonseca.

A mostra está patente até 30 de setembro na Sala de Referência da Biblioteca Nacional (Campo Grande, Lisboa) e integra o Programa Cultural Olímpico 2020-2021. Mais informações: https://cutt.ly/3mnv5T2

VOLTAR

Partilhe