Notícia  /  13.11.2020

Leonardo Mataruna nomeado para Comité de Educação da AMA

Leonardo Mataruna foi nomeado esta sexta-feira (13 de novembro) para um mandato de três anos como membro do Comité de Educação da Agência Mundial Antidopagem. A decisão foi divulgada após longo processo de seleção global em que foi feita avaliação do currículo profissional, da experiência em ensino e investigação, da vivência desportiva e dos contributos para a luta contra a dopagem, entre outros critérios. Um dos aspetos valorizados foi o conhecimento da diversidade cultural e social, na sequência da experiência académica e desportiva vivida em diferentes países nos últimos vinte anos de atividade profissional.

Membro das Academias Olímpicas do Brasil, de Portugal e do México, Leonardo Mataruna foi proposto para o cargo pelo Comité Olímpico do Brasil, desempenhando desde 2017 funções de consultor da UNESCO para o Desporto, a Educação Olímpica e Educação Antidopagem. Foi igualmente coordenador de sessões da Academia Olímpica Internacional durante cinco anos consecutivos.

No âmbito olímpico, Leonardo Mataruna foi preparador físico dos atletas de judo do Rio de Janeiro nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004. Nos Jogos Paralímpicos de 2004 foi técnico da seleção brasileira de judo, tendo registado ainda participações nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012 como estratega da seleção brasileira de judo e atuou como gestor de voluntários nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim-2006 e Vancouver-2010 e ainda como investigador em Sóchi-2014.

Leonardo Mataruna é membro do Comité Brasileiro Pierre de Coubertin e diretor de relações internacionais da FIEP- Federação Internacional de Educação Fisica

Leonardo Mataruna é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação Física pela Universidade de Campinas e doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho, com pós-doutoramento em Cultura Contemporânea na UFRJ, entre várias pós-graduações. Leciona desde setembro de 2020 na Universidade Canadiana do Dubai (Emirados Árabes Unidos), depois de ter sido durante três anos professor assistente do mestrado em Gestão do Desporto na Universidade Americana nos Emirados. Foi igualmente investigador e docente na Universidade Técnica de Munique, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de Coventry e na Universidade Anglia Ruskin (estas duas últimas no Reino Unido).

Membro da AOP desde 2018, Leonardo Mataruna participou nas sessões anuais de Reguengos de Monsaraz (2017) e Braga (2018), estando nomeado para moderar uma mesa-redonda na sessão de 2020, a realizar em formato de webinar. Entre numerosas outras obras, foi co-organizador da coletânea «Mega Events Footprints. Past, Present and Future», sendo um dos coordenadores do livro digital «Olimpismo e Paz», que a AOP publicará em breve no âmbito do Programa Cultural Olímpico 2020-2021.

VOLTAR

Partilhe