Notícia  /  08.09.2020

Sessão da AOI para Jovens decorre on-line

Pela primeira vez em quase 60 anos de existência, as sessões da Academia Olímpica Internacional decorrem este ano sem a habitual presença física dos participantes em Olímpia (Grécia). Iniciada em 1961, a Sessão Internacional para Jovens tem em curso desde 4 de setembro a 60.ª edição, reunindo por via digital 63 jovens participantes, inscritos por academias olímpicas nacionais dos cinco continentes.

Visando alterar apenas o mínimo absolutamente necessário nos procedimentos habituais neste tipo de sessões, o programa da sessão deste ano, subordinada ao tema geral «Olimpismo e Humanismo», mantém a realização de conferências, seguidas de debate, a que acrescem grupos de discussão, visitas culturais, atividades sociais e desportivas, tudo em em formato virtual.

A habitual visita a um dos museus de Olímpia foi desta vez concretizada (no segundo dia de trabalhos, como de costume) através de videochamada conduzida por guia grego, que apresentou o Museu de História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, conduzindo os participantes pelas salas físicas do museu, localizado no cimo de uma pequena colina de Olímpia.

Reuniões de grupos de discussão e sessões plenárias decorrem em plataformas separadas, tendo sido criadas soluções de desfasamento de horários a fim de ultrapassar as dificuldades relacionadas com as diferenças de fusos horários dos participantes. Para tal foi decidido realizar as conferências plenárias em horário único para todo o mundo e repartir as restantes atividades por dois horários, para escolha dos participantes consoante a conveniência.

Portugal está representado nesta sessão através de Filipa Teixeira, membro da Academia Olímpica de Portugal, que à margem da atividade plenária integra o «workshop» de Poesia e Literatura. A sessão decorre até 10 de setembro.

VOLTAR

Partilhe