Notícia  /  02.06.2020

Morreu Janez Kocijančič, presidente dos Comités Olímpicos Europeus

A entrada no mês de junho trouxe a notícia da morte do presidente dos Comités Olímpicos Europeus, o esloveno Janez Kocijančič, na sequência de súbitos problemas graves de saúde. Cumprindo desde novembro de 2017 o mandato à frente da associação que reúne os comités olímpicos nacionais da Europa, Kocijančič tinha anterior assumido o cargo de vice-presidente da organização.

Jurista de formação, Janez Kocijančič era reconhecido pela forma como tinha sempre presente a diversidade entre os comités olímpicos da Europa, tanto no plano cultural como em termos históricos. Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, destacou em Kocijančič a crença firme nos valores olímpicos como instrumento para a educação, a paz e a inclusão social.

Anteriormente, Janez Kocijančič desempenhou outros cargos na administração desportiva, como os de presidente do Comité Olímpico da Eslovénia (1991-2014), presidente da Associação de Esqui da Eslovénia (1974-1984) e presidente da Federação Jugoslava de Esqui (1984-1988).

Em 17 de setembro de 2018, coube-lhe, enquanto presidente dos COE, assinar em Ljubljana o memorando de entendimento que estabeleceu as linhas de colaboração entre os COE e as Academias Olímpicas Europeias, estrutura que iria ser criada nos dias imediatamente subsequentes, durante a conferência realizada na capital eslovena.

Na imagem, Janez Kocijančič (dir.), com Manfred Lämmer, presidente das AOE

VOLTAR

Partilhe