Notícia  /  06.02.2020

Banda da Força Aérea em concerto de temática olímpica

A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa oferece dia 13 de fevereiro o concerto sob o título «O Sonho Olímpico de Voar». O espetáculo tem lugar no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, e inicia-se às 21h00, sendo integrado no Festival Antena 2, da rádio pública, e no Programa Cultural Olímpico 2020, promovido pela Academia Olímpica de Portugal.

O programa do concerto assenta em peças que traduzem o objetivo simbólico de qualquer atleta: o sonho de voar, a conquista do sucesso associada à ideia de chegar mais alto, com todo o caminho que esse sonho representa em trabalho e persistência, tendo em mente a constante aprendizagem que se retira das vitórias e das derrotas.

Na sua longa história de homens e mulheres lutadores, a Força Aérea Portuguesa partilha esse sonho de voar alto com os atletas de alta competição, fixados uns e outros num espírito de missão representado pelos ideais olímpicos.

As obras apresentadas neste concerto celebram esse sonho de variadas formas. Começam por atear a chama olímpica num medley que inclui a marcante Olympic Fanfarre, de John Williams. Evocam a beleza e a força do vento na obra de Satoshi Yagisawa, inspirada numa paisagem japonesa, neste caso como pano de fundo dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Prosseguem com os sonhos que levaram Leonardo da Vinci a conceber máquinas voadoras muito antes de o homem dominar os céus. Abordam também a ambição e a resiliência do amor universal através da narrativa de Porgy & Bess e regressam ao espírito olímpico na convocação dos heróis, concebida por John Williams para os Jogos Olímpicos de Atlanta. O concerto termina com uma marcha bem alegre de Philip Sparke, adequada à despedida dos atletas no desfile que marca a cerimónia de encerramento de cada edição dos Jogos Olímpicos, todos com o sentimento de missão cumprida e movidos pela promessa de manter a chama acesa.

Atualmente dirigida pelo maestro major António Rosado, a Banda de Música da Força Aérea foi criada em 31 de Dezembro de 1957 e tem entre outras competências as de participar em cerimónias militares, representar a Força Aérea em concertos ou «tattoos» e dar apoio técnico a fanfarras.

O concerto é para maiores de 6 anos e tem entrada livre, condicionada ao prévio levantamento de bilhetes, já disponíveis na bilheteira do S. Carlos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h, e em dias de espetáculo, das 13h até meia hora após o início dos espetáculos.

Programa  do concerto «O Sonho Olímpico de Voar»

Leo Arnaud (1904-1991) & John Williams (1932-?) (arr. Rui Silva) - Bugler’s Dream & Olympic Fanfare Medley
Satoshi Yagisawa (1975-?) - Primavera - Beautiful Mountain Winds
Saül Gómez Soler (1982-?) - Leonardo Dreams
George Gershwin (1898-1937) (arr. James Barnes) - Porgy & Bess (excertos)
John Williams (1932-?) - Summon the Heroes
Philip Sparke (1951-?) - The Bandwagon

Mais informações sobre o Festival Antena 2 aqui: https://www.rtp.pt/antena2/destaques/festival-antena-2-12-a-15-fevereiro_4428

Foto: Força Aérea Portuguesa – Centro de Audiovisuais

VOLTAR

Partilhe