Notícia  /  30.01.2020

COLECIONISMO 4

Jogos da XII Olimpíada, 1940 – Tóquio e Helsínquia

A escolha da cidade olímpica para 1940 tem início em Los Angeles-1932, mas somente no ano de 1936, em Berlim, durante a sessão do Comité Olímpico Internacional (COI), os Jogos são atribuídos a Tóquio, que supera as candidaturas de Barcelona, Helsínquia e Roma. A decisão não foi pacífica, revestindo-se de grandes sensibilidades devido à expansão territorial e política que o Japão estava a empreender na região. Os Jogos da XII Olimpíada ficam marcados para ter lugar entre 20 de Setembro e 6 de Outubro de 1940.

Para o Japão, esta atribuição apresentava os mais variados interesses, políticos e económicos, sendo projetados grandes empreendimentos, não só para os Jogos (com a construção do Estádio Olímpico, que veio a ser utilizado apenas nos Jogos de Tóquio-1964) mas igualmente para a Exposição Mundial, a ter lugar também na capital japonesa nesse ano de 1940, em datas diferenciadas.

O ano de 1940 foi mais uma tormenta para o mundo e estes Jogos Olímpicos ficaram marcados pelos grandes conflitos político-militares no Extremo Oriente, entre o Japão e a China (1937-1945), e mais tarde também na Europa, com a II Guerra Mundial (1939-1945).

Os conflitos sucederam-se, mas o caminhar da olimpíada não cedeu no seu entusiasmo, o que motivou, por exemplo, que uma grande empresa japonesa de navegação marítima, a NYK Line, que transportava turistas nipónicos para os Estados Unidos, a Europa, a Austrália e outros destinos, proporcionasse aos respetivos passageiros bilhetes-postais dos seus navios e sobrescritos com promoção da XII Olimpíada, Tóquio-1940.

O entusiasmo do povo nipónico pelos Jogos Olímpicos foi muito curto, pois o Japão não deixou de continuar os seus atos de anexação territorial na zona, o que originou a Guerra Sino-Japonesa, (1937/1945). Por sua vez, os acontecimentos ocorridos nos Jogos Asiáticos de 1930, com o aparecimento da bandeira da independência dos territórios britânicos na Índia, tinham provocado o boicote britânico aos Jogos. Esses foram motivos que criaram sérias dificuldades económicas e políticas ao Japão para a não realização dos seus Jogos Olímpicos, que, depois de várias interferências e indecisões da sua política económica, foram cancelados pelo COI, em 16 de julho de 1938, sendo transferidos para Helsínquia.

O convite ao Comité Olímpico Finlandês é enviado pelo COI a 20 de julho de 1938, anunciando a transferência dos Jogos da XII Olimpíada de Tóquio para Helsínquia, mas também aqui esta Olimpíada não viu a sua festa chegar ao fim.
O povo finlandês recebe o convite com entusiasmo, não poupa esforços para a realização dos Jogos e, nesse sentido, é levada a cabo uma subscrição pública de ações no valor de 200 marcos finlandeses, para subsidiar a organização dos Jogos. Os serviços postais finlandeses marcam a sua posição com várias iniciativas, tendo criado três tipos de flâmulas postais com promoção dos Jogos e um projeto para a emissão de uma série de selos, que não chegou a concretizar-se.
Os serviços postais da Letónia (antes da anexação russa, em 1952) foram a única entidade postal vizinha que cooperou com os finlandeses, com a criação de uma flâmula postal publicitária dos Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos de Helsínquia foram marcados para 20 de julho a 8 de agosto de 1940, mas em 1939 a Finlândia sofre a invasão das tropas soviéticas de Estaline, instalando o caos. Entretanto, a Alemanha de Hitler já tinha invadido a Polónia. Com todo este desenrolar de acontecimentos, a II Guerra Mundial instala-se na Europa, estando de um lado os chamados países do Eixo (Japão, Alemanha e Itália) e do lado contrário os Estados Unidos, a União Soviética e a Grã-Bretanha.

Estes acontecimentos militares dão origem à criação do Serviço Postal Militar, com a isenção de franquia para as tropas na sua troca de correspondência com familiares e outros, correspondência essa que teria obrigatoriamente de ser identificada com a marca da unidade militar e a marca da isenção de franquia.

Em 29 de abril de 1940, o Comité Olímpico Finlandês dá por finda a ideia dos Jogos desse ano, com o envio de um telegrama ao presidente do COI, conde Baillet Latour, em consequência dos acontecimentos militares, com a guerra instalada na Europa.

Fontes
Comité Olímpico Internacional (Postes et Filatélie)
Museu Olímpico de Lausana – Centro de Estudos Olímpicos
Comité Olímpico Espanhol/ Col. Sebastián Sabaté ( )
Docs Heiko Volk

Legendas
Fig. 1 – Bilhete-postal com fotografia de um dos navios da NYK Line, o «M.S.Yasukuni Maru», de 11.950 toneladas, e, no anverso (fig. 2), ao alto, a frase publicitária dos Jogos Olímpicos.
Fig. 3 – Sobrescrito da empresa de navegação marítima japonesa NYK Line, com indicação promocional dos Jogos Olímpicos XII OLYMPIAD TOKYO 1940 (fig. 4).
Figs. 5 e 6 – Doc. Heiko Volk – Fernauktion n.º 439/2019).
Fig. 7 – Flâmula publicitária utilizada na Estação Central de Correios de Helsínquia, com data de 23/1/1940.
Fig. 8 – Projeto de série de selos dos Correios da Finlândia (col. Sebastián Sabaté, Comité Olímpico Espanhol).
Fig. 9 – Bilhete-postal com selo inutilizado pela flâmula olímpica da Estação Central de Riga, com data de 7/8/1939 e marca a vermelho da censura alemã.
Fig. 11 – Correspondência militar reexpedida, com marca de “ISENTO DE FRANQUIA” (KENTTA POSTIA) por baixo da flâmula olímpica HELSÍNQUIA 18 XII 39; no canto inferior esquerdo, a marca violeta da unidade militar/naval; e ao meio do sobrescrito, do lado direito, a marca de censura militar, também a violeta.
Fig. 12 – Telegrama do Comité Olímpico Finlandês para o presidente do COI.
Figs. 13 e 14 – Imagens criadas para representar os Jogos em Tóquio e em Helsínquia.

Fernando Xavier Martins

 

VOLTAR

Partilhe