Notícia  /  27.01.2020

AOP apresentou livro dos primeiros 30 anos

Foram muitas as personalidades marcantes da história da AOP que compareceram à sessão de apresentação do livro «Academia Olímpica de Portugal: os primeiros 30 anos», dia 25 de janeiro, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa. Entre ex-presidentes do COP e da AOP, antigos participantes nas sessões para jovens da Academia Olímpica Internacional, outros dirigentes olímpicos e convidados, mais de cinquenta pessoas quase lotaram o auditório para conhecer a nova publicação da AOP e ouvir a apresentação do livro, feita por Vasco Lynce.

O antigo presidente do COP fez referência às personalidades que contribuíram de forma decisiva para a criação da AOP e aos momentos mais importantes desse processo, procedendo depois a uma contextualização de época para assinalar a importância do Congresso Olímpico de Baden-Baden, em 1981, para o forte impulso verificado em todo o mundo (mas sobretudo ne Europa) para criação de academias olímpicas nacionais. Para Vasco Lynce, o Movimento Olímpico precisava de combater a tendência para os boicotes olímpicos verificados em 1976 (Montreal) e em 1980 (Moscovo) e ainda o esperado para 1984 (Los Angeles).

Para o efeito, o COI, liderado desde 1980 por Juan Antonio Samaranch, considerou fundamental criar uma opinião pública favorável ao ideal olímpico e que se opusesse à tendência de governos nacionais para imporem boiucotes políticos ao festival desportivo que são os Jogos Olímpicos, surgindo, por esse motivo, numerosas comisssões de atletas olímpicos e academias olímpicas nacionais como instrumentos capazes de fortalecer o Movimento Olímpico no plano internacional.

Mário Martins, o autor da obra, destacou igualmente os protagonistas e os momentos da história da AOP, assinalando a colaboração oferecida de forma pronta por todos os entrevistados na fase de pesquisa anterior à redação. Fez ainda uma resenha dos locais onde a AOP já realizou sessões anuais, para verificar uma quase completa cobertura do país (território continental e regiões autónomas).

O presidente da AOP, Tiago Viegas, congratuou-se com a edição do livro, assumindo a honra que tem em presidir o Conselho Diretivo no momento em que a obra é apresentada.

A sessão foi aberta por Artur Lopes, vice-presidente do COP, que relatou a sua própria experiência enquanto participante em sessões da Academia Olímpica Internacional e destacando a importância das acdaemias olímpicas no seu papel de difusores dos valores associados ao Olimpismo.

O programa da sessão incluiu a leitura de excertos do livro, uma evocação de Pierre de Coubertin e a projeção de um filme com depoimentos de personalidades históricas da AOP, terminando com a homenagem aos nove membros do primeiro Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal.

VOLTAR

Partilhe