Notícia  /  28.08.2019

FATACIL acolheu tertúlia olímpica

Os valores olímpicos são adquiridos ao longo da carreira desportiva e os Jogos Olímpicos são o momento onde eles mais se revelam. Este poderia ser o resumo das opiniões expressas pelos atletas olímpicos Ezequiel Canário (atletismo) e Pedro Martins (badmínton) em mais uma sessão das Conversas Olímpicas, organizada pela AOP a 18 de agosto, desta vez em Lagoa (Algarve), no recinto e no programa da FATACIL, em colaboração com a Direção Regional do Algarve do IPDJ.

Assumindo a condição especial de atletas olímpicos, os dois convidados disseram ter bastante cuidado neste papel, pois sabem que são modelos em que sobretudo as crianças se inspiram e a quem têm como exemplos.

Mais velho e pertencente a uma geração de ouro do atletismo português, Ezequiel Canário lembrou ter sido atleta ativo no mesmo período em que brilharam Carlos Lopes ou Fernando Mamede, tendo por isso passado por um longo período em que ninguém se lembrava dele, até ter sido redescoberto para ações de promoção dos valores olímpicos e do desporto. Esta situação serviu para ilustrar o facto de a educação para os valores éticos ser um processo precário, que ainda assenta muito nas personalidades prestigiadas, em detrimento de atletas que, nunca tendo conquistado medalhas olímpicas, não deixam de ser exemplos para a comunidade.

Pedro Martins, que depois da participação nos Jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016) pôs termo à carreira desportiva de alto rendimento, referiu-se ao problema sentido por muitos atletas no pós-carreira. Também presente na sessão, o presidente da câmara de Lagoa, Luís Encarnação, disse ter grande admiração pelos atletas olímpicos e sublinhou o facto de Pedro Martins, um filho da terra, ter passado a desempenhar funções profissionais (ainda que a tempo parcial) na Câmara Municipal de Lagoa.

A terceira sessão das Conversas Olímpicas foi antecedida por um momento de autógrafos oferecidos pelos dois atletas olímpicos aos visitantes da FATACIL. Parte da conversa foi transmitida em direto através do sistema de amplificação sonora da feira, alargando o auditório aos milhares de pessoas que circulavam no recinto e que nunca poderiam ter estado no espaço do pavilhão do IPDJ, onde a sessão teve lugar.

Também a mascote da AOP, Oly, marcou presença na iniciativa, saudando participantes e visitantes e tirando fotografias, marcando também dessa forma simbólica a presença da Academia Olímpica na edição deste ano da maior feira realizada no Algarve.

VOLTAR

Partilhe