Notícia  /  13.07.2019

Desporto da Guatemala de luto por Fernando Beltranena

Personalidade relevante do Movimento Olímpico guatemalteco e internacional, morreu este sábado, 13 de julho, Fernando Beltranena, ex-presidente do Comité Olímpico Guatemalteco e da Academia Olímpica Guatemalteca.

 Coordenador da Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas para os países de língua espanhola, Fernando Beltranena sofria desde há alguns anos de problemas de saúde que o limitavam fisicamente, mas não deixando, no entanto, de desenvolver a sua atividade de dirigente olímpico, ainda que com evidentes dificuldades. Em junho passado tinha sofrido uma queda que resultou numa lesão crânio-encefálica, obrigando à indução de coma. Receava-se desde então o desfecho agora ocorrido, com o desaparecimento de um dirigente com um papel de grande relevância no desenvolvimento do desporto da Guatemala e na promoção do Olimpismo e dos valores que lhe estão associados, graças a um trabalho em que nunca faltou o sorriso animador da boa-disposição.

 Pai de nove filhos, Fernando Beltranena foi presidente do Comité Olímpico Guatemalteco (COG) durante quatro olimpíadas consecutivas (de 1993 a 2009), sendo um dos dirigentes mais conhecidos e respeitados do mundo das academias olímpicas. Foi durante a sua presidência que a Cidade da Guatemala, capital do país, recebeu a 119.ª Sessão do Comité Olímpico Internacional, que adotou a nova e vigente definição do conceito de «Olimpíada». Em 2013, o COG homenageou este seu membro honorário dando o seu nome ao museu olímpico nacional, designado Casa da Cultura Doutor Fernando Antonio Beltranena Valladares.

 Na atividade de dirigente desportivo, Fernando Beltranena foi ainda presidente da Associação Nacional Equestre da Guatemala, a entidade com funções federativas no país centro-americano para as disciplinas hípicas, e vice-presidente da Confederação Desportiva Autónoma da Guatemala. Era membro honorário da Organização Desportiva Pan-americana.

A Academia Olímpica de Portugal expressa à Acadedmia Olímpica Guatemalteca o sentido pesar pelo desaparecimento desta personalidade ímpar do Movimento Olímpico.

VOLTAR

Partilhe