Notícia  /  27.06.2019

Na família ou na escola, a educação precisa dos valores olímpicos

1.ª sessão das Conversas Olímpicas

Os valores olímpicos estão presentes na realidade escolar portuguesa, seja na atividade dos alunos envolvidos no Desporto Escolar seja nas orientações programáticas dos professores, mas ainda há caminho a ser trilhado para que esses valores sejam uma realidade permanente e assumida em pleno por todos os membros da comunidade escolar de Portugal. Esta poderia ser a ideia de resumo da primeira sessão das «Conversas Olímpicas», levada a efeito pela Academia Olímpica de Portugal no final da tarde de 26 de junho, no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

A conversa começou com uma apresentação do Desporto Escolar feita pelo respetivo coordenador nacional, Rui de Carvalho, que salientou aspetos estatísticos referentes à implantação do Desporto Escolar em Portugal continental, ao ecletismo da atividade desenvolvida e à relevância internacional desta área de intervenção da escola portuguesa.

Na fase de troca de ideias com toda a assembleia, maioritariamente composta por professores e membros da AOP, vários dos intervenientes assinalaram a importância da família como primeiro enquadramento das crianças para uma filosofia de vida e da presença na escola de desportistas consagrados como forma de motivar os jovens para uma vivência (no desporto e fora dele) de acordo com os valores olímpicos, dado ser pelos melhores exemplos que mais facilmente poderá motivar-se as crianças.

De modo geral, a atividade desportiva desenvolvida na escola visa proporcionar a oportunidade para que todos possam participar, mas também fazer tomar consciência de que todos têm lugar, de acordo com as capacidades de cada um. Nessa conceção da participação está também expressa uma visão assente nos valores olímpicos, apontando para uma consciência de cidadania mais avançada.

A sessão não terminaria sem um apelo a que a estrutura do Desporto Escolar inclua nas suas atividades um espaço dedicado à promoção formal dos valores olímpicos, no mesmo plano das componentes técnicas e desportivas.

A segunda sessão das «Conversas Olímpicas» terá lugar a 5 de julho, a partir das 21h00, no auditório da Junta de Freguesia de Corroios (Seixal), tendo como convidado o judoca olímpico Pedro Dias (Pequim-2008), que lançará a conversa sobre «A importância dos valores olímpicos na formação dos atletas».

VOLTAR

Partilhe