Notícia  /  12.06.2019

COLECIONISMO 3

Voos olímpicos

Os voos olímpicos aparecem pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, em plena época áurea dos dirigíveis. Cruzavam os céus da Europa e atravessavam o Atlântico em direção aos Estados Unidos e ao Brasil, ficando célebre o zepelim «Hindenburg», com o registo D-LZ.129, equipado com quatro motores de diesel Mercedes Benz, com uma força de 1100 cavalos, atingido velocidades na ordem dos 130 km/h.

Com um comprimento de 248 metros e uma altura de 44,7 m, o zepelim começou a ser construído no início de abril de 1931, terminando em março de 1936. Na fuselagem ostentava o nome de um herói de guerra alemão, o marechal-de-campo Paul von Hindenburg, e, mais tarde, os anéis olímpicos.

Em 31 de Março de 1936 iniciou-se o primeiro voo comercial para o Rio de Janeiro, com uma tripulação de 66 membros e 36 passageiros. Foram também programados 10 voos de ida e volta aos Estados Unidos e seis para o Rio de Janeiro.

A 3 de Maio de 1937 realiza a primeira viagem a base naval de Lakehurst, em Nova Jérsia, com 96 pessoas a bordo, chegando três dias depois. Mas, no final da viagem, durante os procedimentos de aterragem, a aeronave incendeia-se, morrendo 36 pessoas, entre elas 13 passageiros.

Assim terminava um herói olímpico.

Durante os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, este dirigível efectuou os mais variados voos turísticos sobre a cidade de Berlim, pelo que foi criada a partir do primeiro dia dos Jogos, 1 de Agosto de de 1936, uma marca postal olímpica, destinada a satisfazer a correspondência filatélica. Tinha a referência LUFTSCHIFF HINDENBURG // OLYMPIAFAHRT 1936 para ser colocada na correspondência que fosse entregue em mão na estação postal principal da cidade de Frankfurt. Esta estação possuía a marca postal  Flug-und Luftschiffhafen – RHEIN-MAN / FRANKFURT (MAIN), sendo a correspondência sobretaxada com o valor de 50pf. Não eram aceites cartas registadas. Como curiosidade: foram transportadas 61.370 cartas e 57.700 cartões/bilhetes postais. Desta marca postal são conhecidos oito punções, identificados com as letras a, b, c, d, e, f, g, h.

A par da Alemanha, também eram aceites cartas para estes voos a partir dos seguintes países e territórios: Albânia, Áustria, Bélgica, Checoslováquia, Dinamarca, Danzig, França, Islândia, Itália, Jugoslávia, Liechstenstin, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Suíça, Hungria e Vaticano.

A par das marcas comemorativas do dirigível a duas cores, toda a correspondência entregue diretamente à tripulação da aeronave tinha uma marca postal própria: “LUFTSCHIFF – HINDENBURG”, utilizada para marcar os selos postais.

À época destas marcas comemorativas dos voos do «Hindenbrug», os serviços postais alemãs e a Lufthansa (Linhas Aéreas Alemãs) operavam com os aviões Junkers-JU.52, numa versão comercial de 16 passageiros. Estes aviões eram utilizados também pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã), no transporte de tropas e no lançamento de paraquedistas nos vários teatros de guerra da época.

Para assinalar estes Jogos Olímpicos, os serviços postais alemães utilizaram na estação postal de Berlim SW 68  duas flâmulas  postais olímpicas a vermelho, com referência à Lufthansa e com o seu avião Junkers – JU.52.

Bibliografia

TRORY, Ernest, A Philatelic History of the Olympic Games (Part Six). Crabtree Press Limited, Londres, 1970.

Comité Olímpico Internacional, Postes, Philatélie et Olympisme (Vol. II). COI, Lausanne, 1985.

VOLK, Heiko, Die Olympischen Spiele. 1976.


Legendas

Fig. 1 - O zepelim «Hindenburg», a maior aeronave de todos os tempos,  com a sua pintura temática, onde são visiveis os anéis olímpicos

Fig. 2 - O «Hindenburg» tinha proporções impressionantes

Fig. 3 - Carta postalizada em Frankfurt, (1.8.36 / FDC), com marca postal comemorativa do dirigível, em vermelho alaranjado, e a marca postal da estação de Frankfurt/ Main. No reverso, a marca postal de Berlim. A marca do dirigível foi utilizada em dois tons: vermelho alaranjado e lilás/roxo.

Fig. 4 - Carta postalizada na estação principal de Frankfurt (MAIN), identificada com a letra d, com selos comemorativos dos Jogos e a marca comemorativa do dirigível «Hindenburg», em cor lilás.

Fig. 5 - Carta entregue em Viena (Áustria), no dia 29 de julho de 1936, com marca postal comemorativa  da passagem da chama olímpica a caminho de Berlim e marcas postais do dirigível e da estação central de BERLIN / ZENTRALFLUGHAFEN, bem como a referência escrita e sublinhada a vermelho no canto superior esquerdo, para esse efeito

Fig. 6 - Bilhete postal comemorativo dos Jogos, com marca comemorativa do dirigível a lilás, selos olímpicos, inutilizados com a  marca postal própria da tripulação do dirigível LUFTSCHIFF -1.8.36 – HINDENBURG e, no canto superior esquerdo, a passagem por Berlim

Fig. 7 - Estas flâmulas eram semelhantes e marcadas a vermelho, variando unicamente a legenda promocional aos Jogos.
FLIEGT nach Deutschland dem Land der Olympischen Spiele 1936 Deutsche Lufthansa (Voo para a Alemanha, a terra dos Jogos Olímpicos de 1936, na Lufthansa)
FLIEGT zu dem OLYMPISCHEN SPIELEN nach Berlin Deutsche Lufthansa (Voo dos Jogos Olímpicos para Berlim, na Lufthansa)

Fig. 8 - O avião JU.52 da Lufthansa, a movimentar-se, podendo observar-se na sua pintura a referência aos Jogos da XI Olimpíada e, numa das suas janelas, a bandeira olímpica, com os seus anéis, e, numa outra, a bandeira vermelha com a cruz suástica.

Fernando Xavier Martins

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