Notícia  /  07.03.2019

Martim Ramôa vence concurso para Olímpia

Martim Ramôa foi o vencedor da edição de 2019 do concurso para bolseiros à Academia Olímpica Internacional, cujo prazo terminou em 18 de fevereiro. Com um trabalho subordinado a um dos dois temas estabelecidos pelo regulamento divulgado pela AOP («A diplomacia olímpica e a paz»), Martim Ramôa conquistou assim o direito a participar na 59.ª Sessão Internacional para Jovens Participantes, que terá lugar em Olímpia, na Grécia, de 1 a 15 de junho, iniciativa em que se espera estejam presentes cerca de duzentos jovens de mais de cem países, dos cinco continentes.

Participante na Sessão Anual da AOP de Outubro passado, em Braga, Martim Ramôa foi selecionado em 2018 pelo Comité Olímpico de Portugal para assumir a função de Young Change Maker, no âmbito do programa com o mesmo nome criado pelo Comité Olímpico Internacional para mobilizar jovens de todo o mundo capazes de motivar e inspirar os atletas participantes nos Jogos Olímpicos da Juventude, promover os valores associados ao Olimpismo e informar os atletas sobre atividades culturais e pedagógicas de aprendizagem e partilha.

Nessa qualidade, o jovem estudante de Gestão e praticante de natação esteve presente nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro de 2018, depois de, em 2016, ter acompanhado os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como apoiante dos atletas portugueses.

Terá agora oportunidade de alargar os horizontes de conhecimento convivendo durante duas semanas com jovens de todo o mundo no próprio berço dos Jogos Olímpicos, desenvolvendo reflexão e debate sobre temas relacionados relativos ao Olimpismo antigo e moderno. Em 2019, o tema central da sessão da AOI para jovens estará centrado no contributo da diplomacia do Olimpismo para a construção da paz no plano internacional.

VOLTAR

Partilhe