Notícia  /  09.05.2018

Apontamento histórico 5 - Medalhas polémicas há 70 anos

Em 1948, os Jogos Olímpicos de Londres registaram a presença da maior delegação olímpica de Portugal até então: 47 atletas, competindo em sete modalidades (atletismo, esgrima, hipismo, natação, remo, tiro e vela). Foi também uma delegação com um sucesso desportivo nunca antes conseguido por uma missão olímpica portuguesa, dado ter-se tratado da primeira a regressar a casa com mais do que uma medalha. No caso, uma medalha de prata na vela e outra de bronze no hipismo.

 

Na vela, a medalha foi ganha pelos irmãos Fernando e Duarte Bello, segundos classificados na classe «Swallow», competindo com outras 13 tripulações. No hipismo, a medalha de bronze foi conquistada na prova de ensino por equipas, graças aos desempenhos individuais de Fernando Paes (9.º), Francisco Valadas Jr. (10.º) e Luís Mena e Silva (12.º). Este último tornou-se, assim, o primeiro português a conseguir duas medalhas olímpicas, uma vez que, nos Jogos de Berlim de 1936, já tinha sido um dos medalhados no concurso de saltos por equipas, onde Portugal também fora 3.º classificado.

 

Em todo o caso, as medalhas conquistadas pelos portugueses em Londres não estão isentas de polémica. Tanto a medalha dos irmãos Bello como a dos cavaleiros foram alcançadas em condições desportivas muito particulares.

 

Na vela, os dois portugueses chegaram mesmo a ser anunciados como vencedores, mas seriam relegados para o segundo lugar depois de apreciados numerosos protestos relativos a várias tripulações. Os portugueses, que ainda para mais tinham tido um problema técnico na última regata, acharam que seria pouco cavalheiresco contestar a decisão do júri de apelo e por isso conformaram-se com a última decisão, que lhes atribuía o segundo lugar.

 

Mais estranha, pelo menos aos olhos de hoje, foi a situação verificada no hipismo. Portugal tinha-se classificado no quarto lugar do concurso de ensino e a vitória começara por ser atribuída à equipa sueca. Mas como dela fazia parte um sargento e os regulamentos internacionais não permitiam que os militares que integrassem equipas nacionais não fossem oficiais, os franceses protestaram e os suecos foram desclassificados. A França passava a campeã e os portugueses subiam assim do quarto lugar ao terceiro, conquistando a medalha de bronze, atrás dos Estados Unidos.

 

O atleta em causa, o sargento Persson, até tinha sido promovido a tenente pelo Governo sueco durante os Jogos. Portanto, já era oficial quando foi competir, mas os cavaleiros franceses notaram que tinha montado com as divisas de sargento.

 

Enfim, para a história olímpica portuguesa, os Jogos de 1948 ficaram como os primeiros em que Portugal ganhou uma medalha de prata, os primeiros em que Portugal ganhou mais do que uma medalha e os primeiros em que um português subiu ao pódio olímpico pela segunda vez.

 

Por Carlos Gomes

VOLTAR

Partilhe