Notícia  /  27.07.2023
Representantes de 18 academias olímpicas nacionais dos países de língua portuguesa ou espanhola (Associação Pan-ibérica de Academias Olímpicas – APAO) estiveram reunidos em Madrid, em 23 e 24 de julho, para apresentar os relatórios das atividades desenvolvidas por cada uma e refletir sobre o futuro da associação. Estando presentes seis academias de países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal), o presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, foi repetidamente felicitado pelo trabalho desenvolvido pela AOP no motivação e no apoio às academias dos países africanos lusófonos.
O programa do encontro incluiu a apresentação do trabalho sobre as academias da APAO, elaborado por Carlos Villegas, da Academia Olímpica Colombiana, no contexto do Mestrado em Estudos Olímpicos, Educação Olímpica e Organização e Gestão de Eventos Olímpicos, organizado pela Academia Olímpica Internacional e pela Universidade do Peloponeso. Com base na investigação desenvolvida sobre a presença das academias da APAO na Internet (páginas institucionais e contas nas redes sociais), Carlos Villegas concluiu que, de modo geral, o universo estudado explora pouco as potencialidades e as oportunidades oferecidas pela rede digital, onde recomenda presença mais efetiva.
O XIX Congresso da APAO foi igualmente oportunidade para que o presidente Conrado Durántez informasse que vai deixar o cargo, anunciando eleições para o congresso a realizar no próximno ano, também em Madrid.
Na imagem, mesa do congresso. Foto: APAO