Notícia  /  18.07.2023
Dois dias de trabalhos, divididos por quatro sessões, com três palestras por oradores convidados e quatro mesas compreendendo 17 comunicações – assim poderia ser resumida a estrutura do programa da conferência internacional «Do Surf», que terá lugar nos dias 20 e 21 de julho, no auditório do Complexo de Piscinas do Jamor (o local anteriormente anunciado, Comité Olímpico de Portugal, teve de ser alterado devido a dificuldades logísticas de última hora).
A palestra inaugural está marcada para as 9h30 de dia 20 e estará a cargo de Sigmund Loland, professor de Filosofia do Desporto na Escola Norueguesa de Ciências do Desporto, cuja comunicação terá por título «Into the glidescape. Gliding sports from the perspective of applied phenomenology». Sigmund Loland é desde 2004 membro do Comité de Ética da Agência Mundial Antidopagem, integrando desde 2013 o Comité de Investigação do Centro de Estudos Olímpicos do Comité Olímpico Internacional. Desde 2001 lecionou em cursos da Academia Olímpica Internacional, em Olímpia (Grécia). Foi presidente da Associação Internacional para a Filosofia do Desporto (2000-03) e do Colégio Europeu de Ciências do Desporto (2006-13).
A segunda jornada da conferência será aberta com a comunicação «Mutação geracional e o surf», de João Moraes Rocha, o primeiro campeão nacional de surf. É também autor da «História do Surf em Portugal. As origens», livro editado pela Quimera em 2008 e que constitui contributo fundamental para o conhecimento dos primórdios da prática do surf em Portugal a partir de depoimentos dos protagonistas da modalidade nos anos 60 a 80 do século XX.
O encerramento será da responsabilidade de Adam Pfleegor, da Universidade de Siena, em Nova Iorque, que dissertará acerca de «Surfing, Ethics and Sustainability». Adam Pfleegor é professor associado de Gestão e coordenador do Programa de Gestão do Desporto da Faculdade de Gestão da Universidade de Siena, desenvolvendo investigação nos domínios da ética, da história e da sociologia da gestão do desporto e das organizações desportivas.
As mesas serão moderadas por Constantino Pereira Martins, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Luísa Ávila da Costa, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e Ana Santos, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
As 17 comunicações aceites na chamada para artigos são da responsabilidade de 21 autores, provenientes de seis universidades portuguesas e cinco estrangeiras e de duas associações, havendo ainda dois autores não associados.
A conferência «Do Surf» é organizada pelo investigador Constantino Pereira Martins, membro colaborador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma universidade, um dos impulsionadores da recém-criada Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa, contando com a parceria institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Museu Nacional do Desporto e da Academia Olímpica de Portugal.
O programa pode ser consultado no ficheiro ao lado.