Notícia  /  03.07.2023
A recém-criada Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa vai levar a efeito na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra o I Congresso de Filosofia do Desporto, a realizar nos dias 2 e 3 de novembro de 2023.
Os interessados em participar no congresso podem responder à chamada para comunicações, que decorre até 15 de setembro, havendo notificação dos selecionados cinco dias depois. Para o efeito deverão enviar resumos com o máximo de quinhentas palavras para o endereço de correio eletrónico constantinomar@gmail.com, tendo em conta as demais condições estabelecidas na informação disponível aqui.
É incentivada a apresentação de propostas incidindo em qualquer dos seguintes temas (lista não exaustiva):
1. Desporto e Filosofia
2. Ética e Axiologia do Desporto
3. Estética do Desporto
4. Antropologia do Desporto e Filosofia Antiga
5. Filosofia Política e o Desporto
6. O Direito e o Desporto
7. Epistemologia do Desporto
8. Interdisciplinaridade (Psicologia, Antropologia, Sociologia, Medicina, Fisioterapia, Gestão desportiva, Turismo, História, entre outras)
9. Saberes aplicados e reflexões sobre práticas específicas
10. Modalidades e atletas
11. Olimpismo
12. Filosofia do Desporto ( teoria e história)
13. Treino e performance
14. Desporto e países de Língua Portuguesa
15. Casos de estudo
16. Autores
As apresentações terão duração de 20 minutos, com 10 minutos de debate, sendo os textos completos publicados em português no formato de livro eletrónico.
No âmbito do congresso será atribuído o Prémio Manuel Sérgio, para galardoar o autor do melhor ensaio de filosofia do desporto produzido por estudantes de mestrado ou doutoramento. Para este efeito, o texto completo terá de ser enviado à organização com pelo menos um mês de antecedência em relação à abertura do congresso.
O encontro de Coimbra resulta do impulso organizativo de Constantino Pereira Martins (Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra) e Luísa Ávila da Costa (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto).