Notícia  /  27.06.2023
O Ginásio Clube Português (GCP) e a Academia Olímpica de Portugal (AOP) assinaram esta segunda-feira, 26 de junho, um protocolo de colaboração no âmbito do projeto Memória Oral do Olimpismo Português. Instituído pela AOP, o projeto reúne número crescente de parceiros associativos, autárquicos, institucionais e académicos, alguns dos quais já formalizaram a perspetiva de colaboração através da assinatura de protocolos.
O documento rubricado pela diretora-geral do GCP, Cristina Caetano, e pelo presidente da AOP, Tiago Viegas, estabelece as condições da colaboração entre as duas partes, com realce para o empenho de ambas no sentido não só da realização de entrevistas ao universo olímpico do clube mas também da respetiva exploração através de materiais de extensão, como exposições, seminários ou publicações.
O Ginásio Clube Português foi fundado em 1875 e teve estreia olímpica nos Jogos de 1920, em Antuérpia (Bélgica), através dos esgrimistas Frederico Paredes, João Sassetti, Jorge Paiva e Henrique da Silveira e ainda de Dário Cannas, que participou nas competições de tiro. Até à atualidade, o GCP registou a presença de 19 atletas nos Jogos Olímpicos, a mais recente das quais foi Débora Nogueira, que tomou parte nas competições de esgrima dos Jogos de Pequim, em 2008. Foi também do GCP que saiu a primeira representação feminina portuguesa em Jogos Olímpicos, pelas ginastas Dália Cunha, Laura Amorim e Natália Cunha e Silva, participantes nos Jogos de Helsínquia de 1952, acompanhadas do respetivo treinador, Joseph Sammer.
De assinalar que todos os quatro esgrimistas de 1920 vieram a somar pelo menos três presenças em Jogos Olímpicos, tendo Henrique da Silveira sido o primeiro atleta português a registar quatro participações olímpicas: Antuérpia-1920, Paris-1924, Amesterdão-1928 e Berlim-1936.
Esgrima, ginástica, halterofilismo, luta greco-romana, judo, tiro e tiro com arco são as sete modalidades em que o clube de Lisboa forneceu atletas às missões olímpicas portuguesas, aos quais se juntaram treinadores, dirigentes e juízes.
O Ginásio Clube Português é o único clube do mundo a ter recebido duas distinções do Comité Olímpico Internacional: a Taça Sir Thomas Fearnley, em 1951 (primeira atribuição deste galardão), e, em 1980, a Taça Olímpica, entregue pessoalmente em Lisboa pelo presidente do Comité Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch.