Notícia  /  30.09.2021

Símbolos olímpicos em exposição na Escola Secundária de Vendas Novas

A Escola Secundária de Vendas Novas tem patente uma exposição sobre os símbolos olímpicos, que pode ser visitada até 8 de outubro. Destinada sobretudo à população escolar e perseguindo objetivos didáticos, a exposição mostra a importância simbólica dos anéis, do hino, da chama, do lema e do juramento como marcas de identidade do Olimpismo e do movimento que no seu âmbito se desenvolveu para a concretização do sonho de Pierre de Coubertin de renovação moderna dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga.

A exposição parte de um conjunto de painéis relativos à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos, com base nos quais se pode conhecer o cartaz de cada edição dos Jogos modernos e a composição da correspondente missão portuguesa, com a identificação de cada atleta português participante e da modalidade em que competiu.

Os símbolos olímpicos são apresentados em paralelo e incluem ainda uma referência às mascotes olímpicas como símbolos complementares, com carácter particular, por serem relativos a edições específicas dos Jogos Olímpicos (desde 1968), ao contrário daqueles cinco símbolos permanentes, que se mantêm a par da sucessão das olimpíadas.

Concebida pela Academia Olímpica de Portugal (AOP), a exposição foi inaugurada a 24 de setembro com a presença do presidente da AOP, Tiago Viegas, que conduziu uma visita orientada com alunos finalistas do curso de Desporto ministrado na escola, precedida de uma comunicação sobre a importância dos valores associados ao Olimpismo para a vida quotidiana.

A exposição integra o Programa Cultural Olímpico 2020-2021, desenvolvido pela AOP, em colaboração com dezenas de entidades parceiras.

VOLTAR

Partilhe