Projecto

Dia Olímpico celebrado na Madeira

O universo desportivo assinala nesta data o Dia Olímpico, jornada destinada a promover os valores associados ao Olimpismo e a descoberta de novos desportos. Assente nos pilares «Mexe-te, Aprende e Descobre», os comités olímpicos nacionais desenvolvem atividades desportivas, culturais e educativas, ao mesmo tempo que comemoram a fundação do Olimpismo moderno, a 23 de junho de 1894. Nesse dia, a universidade parisiense Sorbonne foi palco da aprovação da proposta de Pierre de Coubertin de restabelecimento dos Jogos Olímpicos, com programa moderno.

Nascia nesse dia um dos mais extraordinários acontecimentos regulares dos tempos modernos, que, partindo de um festival de competição desportiva, pretendeu assumir-se desde a origem como fator de união entre a juventude de todos os países e traduzindo-se por uma tríade de valores atualmente representados pelos conceitos de Amizade, Excelência e Respeito.

No nosso país, as comemorações do Dia Olímpico de 2017 são levadas a efeito pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), com um conjunto de atividades levadas a efeito desde 23 de abril e que têm o ponto culminante no programa desenvolvido no Funchal (Madeira) por iniciativa da Direção Regional de Juventude e Desporto, da Secretaria Regional da Educação, da Região Autónoma da Madeira (RAM).

O plano das atividades iniciou-se com uma estafeta de modalidades, seguindo-se uma manhã de desportos olímpicos, um simpósio sobre «O Olimpismo», a apresentação pública de programas do COP, uma mesa-redonda subordinada ao tema «Os Valores Olímpicos na Região Autónoma da Madeira» e a apresentação do livro «O Campeão do Ping-pong nos Jogos Olímpicos», da autoria de Vítor Morais.

A primeira celebração do Dia Olímpico decorreu em 23 de junho de 1948, com atividades desenvolvidas por nove comités olímpicos nacionais, entre os quais se contava o então chamado Comité Olímpico Português. Durante ano, a data foi assinalada sobretudo pela organização da Corrida do Dia Olímpico, correspondendo ao apelo inscrito na Carta Olímpica para que os comités assinalassem o 23 de junho se possível todos os anos. Atualmente, os programas estendem-se desejavelmente por uma semana (desde a Carta Olímpica de 1990), podendo ter outras durações e envolver atividades tão variadas quanto a criatividade o permita em cada país

VOLTAR

Partilhe