Notícia  /  20.07.2018

Atletas olímpicos reunidos em Olímpia

O papel educativo dos atletas olímpicos e dos medalhados olímpicos enquanto modelos de referência social foi o tema específico da quarta sessão levada a efeito pela Academia Olímpica Internacional (AOI) para atletas com experiência de participação em qualquer edição dos Jogos Olímpicos. Como é costume nas sessões da AOI, também esta teve lugar em Olímpia, de 3 a 8 de julho, tendo sido a primeira a registar presença portuguesa, através de Susana Feitor.

A marchadora de Rio Maior destacou desta participação a componente emocional tanto da primeira presença no berço do Olimpismo como da abordagem da questão do pós-carreira dos desportistas durante os debates plenários e as conversas informais. Nesse facto viu a demonstração de ser esse um problema que afeta os desportistas um pouco por todo o mundo e da premência de criar soluções para os problemas que surgem após longas carreiras competitivas.

Outra nota de realce desta sessão foi o reconhecimento da importância crescente que a AOI confere à temática dos atletas, seja em conferências, atos sociais ou atividades de outros tipos.

A sessão de Olímpia permitiu a Susana Feitor uma troca de informações sobre as experiências vividas no domínio desportivo pelos participantes, constatando ainda que a maior parte dos trabalhos académicos sobre Olimpismo não é feita por quem tenha tido a experiência de set atleta olímpico.

Realizadas numa primeira fase, entre 2007 e 2011, apenas para atletas olímpicos medalhados, esta linha de sessões foi agora retomada, com novo figurino, alargando o âmbito de presenças a atletas que não os medalhados. A marchadora Susana Feitor tomou parte em cinco edições dos Jogos Olímpicos (de Barcelona-1992 a Pequim-2008), tendo ainda feito mínimos para os Jogos de Londres-2012 e Rio-2016, num dos mais extensos e ricos percursos olímpicos do desporto português.

VOLTAR

Partilhe