Notícia  /  08.05.2018

Jogos de Quelfes apresentados em Faro

A nona edição dos Jogos de Quelfes foi apresentada esta sexta-feira, 4/5, em Faro, numa cerimónia realizada no auditório da Direção Regional do Algarve do IPDJ e durante a qual o mentor da iniciativa, Gustavo Marcos, lembrou tratar-se de um ponto de encontro e de celebração desportiva e cultural para as diversas comunidades escolares envolvidas, com um papel importante de desenvolvimento desportivo e de promoção dos valores éticos no desporto no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atualizando dados sobre a participação nos Jogos, Gustavo Marcos informou estarem envolvidos nos Jogos de Quelfes de 2018 perto de dois mil alunos e professores de 29 agrupamentos escolares do Algarve, do Alentejo e do município espanhol de Ayamonte.

 

Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ, enalteceu a iniciativa de Gustavo Marcos, sublinhando que o segredo de eventos como os Jogos de Quelfes está na partilha e na parceria que se estabelece entre autarquias, escolas, entidades de tutela central do Estado e o movimento associativo.

 

Já o presidente da Academia Olímpica de Portugal (AOP), Tiago Viegas, manifestou o desejo de que os Jogos de Quelfes cresçam ainda mais e felicitou Gustavo Marcos pelo notável trabalho desenvolvido desde a primeira edição dos Jogos, em 2010, criando e mantendo uma iniciativa que constitui um caso raro de promoção dos valores associados ao Olimpismo.

 

Na sequência da cerimónia teve lugar a inauguração da exposição «Mascotes Olímpicas. De talismãs a símbolos de identidade», concebida pela AOP para circulação pelo país até final de 2018. Composta por 47 peças, enquadradas por 26 painéis informativos e projeção de filmes animados protagonizados pelas mascotes olímpicas, a exposição está patente na galeria de exposições da Direção Regional do Algarve do IPDJ até 25 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00.

 

Recorde-se que os IX Jogos de Quelfes têm a decorrer desde 11 de janeiro a Estafeta «Chamada para os Jogos». Quando no próximo dia 11 de maio chegar a São Brás de Alportel para a cerimónia de abertura dos Jogos de 2018, terá passado por 23 localidades de 21 municípios de Portugal e Espanha.

VOLTAR

Partilhe