Notícia  /  18.04.2018

Comunicação nas federações não exprime identidade

Comunicação nas federações não exprime identidade

A comunicação desenvolvida pelas federações desportivas é vista apenas como um instrumento difusor de informação e não como elemento estruturante da expressão da identidade das organizações. A ideia foi apresentada por Ana Raposo, dia 11 de abril na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa, durante a sessão de apresentação do estudo sobre «A comunicação das organizações desportivas em Portugal».

A investigadora e professora da ESCS referia-se ao papel dos profissionais de comunicação nas organizações desportivas, assim resumindo os resultados do referido estudo, apresentado como ponto de partida para o esclarecimento da sociedade no domínio abordado. O estudo aponta resultados muito importantes no cenário da gestão da comunicação nas Federações portuguesas, por exemplo de acordo com depoimentos extraídos das entrevistas realizadas sabe-se que é importante, mas não se tem recursos financeiros para tal. Outro ponto importante e muito falado durante o evento é a importância da identificação dos diversos públicos de interesse de uma organização, e percebeu-se que atualmente as federações até sabem que eles existem, porém não sabem que são, trabalhando para uma comunicação massificada através das redes sociais e sem muitos critérios estratégicos.

O estudo foi coordenado por Paulo Salgado e Teresa Ruão, professoras na ESCS, e envolveu os contributos de federações desportivas nacionais com estatuto de utilidade pública desportiva, tendo contado também com a colaboração da Academia Olímpica de Portugal (AOP).

Para Jorge Veríssimo, presidente da ESCS, «o desporto tende a gerar extraordinárias respostas emocionais dos seus públicos que são mais fortes do que em qualquer outro setor de atividade», facto que a comunicação das organizações desportivas deve ter em conta quando é desenvolvida com base num programa que vise dar a conhecê-las para lá da atividade desportiva que promove.

Bibiana Farias, coordenadora de comunicação da AOP, apresentou dentro o projeto que atualmente desenvolve nesta entidade integrada do Comité Olímpico de Portugal, o papel do profissional de relações públicas como ponte entre as organizações desportivas e seus públicos, e a importância do desenvolvimento da comunicação estratégica como instrumento de relacionamento entre as partes interessadas, evidenciando os campos de intervenção e os meios usados para levar mais longe a capacidade de concretização da missão da Academia Olímpica de Portugal de estudar o fenómeno olímpico e promover os valores associados ao Olimpismo.

(fotos: IPL)

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