Notícia  /  21.02.2018

COLECIONISMO 1

Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang-2018

Portugal assinala os seus 100 anos de desportos de Inverno participando nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018, com um delegação composta pelos atletas Arthur Hanse (esqui alpino, provas de slalom e slalom gigante, nas pistas do Centro Alpino de Yongpyong, dias 18 e 22 de fevereiro) e Kequyen Lam (prova de 15 km no esqui de fundo, Centro de Esqui de Alpensia, a 16 de fevereiro).

A Missão Portuguesa, chefiada pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Farromba, e que integra ainda dois treinadores e um oficial, deixou Lisboa a 6 de fevereiro, com destino às pistas geladas nas terras da Coreia.

Para assinalar os Jogos Pyeongchang-2018, os serviços postais coreanos emitiram uma série de selos comemorativos, com a mascote dos Jogos, o «Soohorang», tigre branco alusivo às terras geladas. A série filatélica foi apresentada em junho de 2016 pelo Comité Olímpico Internacional.

O nome da mascote é uma combinação de palavras da língua coreana: «sooho», significa «proteção», e «rang», um dos símbolos presentes na palavra «tigre», além de figurar na música tradicional de Gangwon, província a que pertence a cidade-sede destes Jogos.

O conjunto dos 20 selos apresenta o Soohorang nos vários pictogramas das modalidades destes Jogos, bem como algumas das suas instalações desportivas. Os desenhos são da autoria de Park Eunkyung e a emissão comporta 70 mil exemplares de cada valor facial, impressos em offset a quatro cores e com impressões em relevo lacadas.

VOLTAR

Partilhe