Notícia  /  15.12.2017

Crianças vão escolher mascotes de Tóquio-2020

As mascotes olímpica e paralímpica dos Jogos de Tóquio de 2020 vão ser escolhidas por crianças das escolas primárias do Japão, num processo que decorre desde 11 de dezembro e se prolonga até 22 de fevereiro de 2018. A votação envolve as escolas que se inscrevam na plataforma digital criada para este efeito pelo comité organizador dos Jogos Tóquio-2020, sendo essa a única forma de participar na votação. Podem inscrever-se também as escolas internacionais a funcionar no Japão.

Na sequência de uma fase inicial de concurso de desenho de mascotes, que registou a entrada de 2042 propostas, o júri selecionou três pares de desenhos, cada um contendo uma mascote olímpica e outra paralímpica. As propostas finalistas são identificadas pelas letras A, B e C, apresentando configurações na linha estética da tradição dos manga, tipo de banda desenhada e cinema de animação originários do Japão. Por curiosidade, assinale-se a harmonia existente entre as seis imagens em votação, parecendo resultar de proposta de um único autor.

A proposta A avança uma configuração high-tech de animais imaginários tanto para a mascote olímpica como para a paralímpica. A proposta B assenta numa raposa e num cão como figuras de referência. A proposta C é inspirada em personagens de contos tradicionais japoneses. Os nomes das mascotes serão escolhidos pelo comité organizador depois da votação das escolas.

Salvo alguma decisão complementar que venha a ser tomada mais tarde, as propostas finalistas apontam desde já para uma solução de peça única para mascote de cada um dos Jogos de 2020, dando continuidade ao procedimento do Rio-2016 (Vinicius foi a mascote olímpica e Tom foi a dos Jogos Paralímpicos) e de Pyeongchang-2018 (Soohorang, mascote olímpica; Bandabi, mascote paralímpica), mas contrariando as opções de outras edições, tanto de Inverno como de Verão, em que a mascote se compunha de uma pluralidade de imagens (por exemplo, os cinco Fuwá de Pequim-2008 ou os três animais sem nome de Sóchi-2014).

O resultado da votação para a mascote de Tóquio-2020 será divulgado no final de fevereiro de 2018, poucos dias após o fim do prazo da votação.

 Para conhecer as propostas finalistas, pode aceder ao diaporama animado criado pelo comité organizador e publicado aqui (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=ueSQZS6W4bo


VOLTAR

Partilhe