Notícia  /  09.12.2017

AOP celebrou 31 anos

A Academia Olímpica de Portugal comemorou este sábado o 31.º aniversário, com uma celebração levada a efeito no auditório da sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa. Na ocasião, Carlos Neto apresentou uma comunicação subordinada ao tema «Desporto, Olimpismo e Educação», na qual dissertou sobre a importância do desenvolvimento da criança para a formação de cidadãos capazes e de desportistas competentes. Ao longo de uma intervenção entusiasmada, o catedrático da Faculdade de Motricidade Humana fez referência ao modelo ecológico de desenvolvimento humano, elencou constrangimentos atuais no jogo e no desporto em crianças e jovens e destacou a importância ancestral de as crianças brincarem, correrem riscos, adaptarem-se e conquistarem a autonomia.

Assinalou ainda a iliteracia físico-motora de uma juventude cada vez mais sedentária, analisou a oposição entre os modelos desenvolvimentista e desportivista de educação, os modelos e as conceções do desenvolvimento desportivo em crianças e jovens e ainda os constrangimentos sociais e políticos que condicionam as práticas e as escolhas.

A celebração do aniversário da AOP foi ainda o momento para a entrega dos galardões referentes aos vencedores da edição de 2017 do Concurso de Imprensa Regional AOP – Prémio David Sequerra, tendo sido distinguidos os jornalistas Marina Guerra (jornal «Região de Leiria, 1.º prémio) e Paulo Barriga («Diário do Alentejo», menção honrosa). Os prémios foram entregues pelo presidente da AOP, Tiago Nunes Viegas, e por Murillo Lopes, secretário-geral do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, entidade parceira na organização deste concurso.

A cerimónia incluiu ainda a confirmação pública da admissão de novos membros da AOP, a tomada de posse dos membros das comissões consultivas da Academia Olímpica e o reconhecimento aos anteriores presidentes ou deões da AOP, agora membros honorários desta entidade integrada do COP.

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz recebeu o diploma de louvor pela colaboração prestada durante a realização da XXVIII Sessão Anual e 9.ª Sessão para Membros da AOP, tendo o troféu sido entregue a Miguel Singéis, vereador do Desporto daquele município.

VOLTAR

Partilhe